A arte pela cidade

Semana das Artes
A Semana das Artes leva animação ao Jardim Municipal e à Placa Central.

 

Rui Marote

A Semana Regional das Artes (SRA) prosseguiu hoje com um programa que incluiu espetáculos no Jardim Municipal e atividades na Placa Central, que levam a  mensagenm a lociais e visitantes.

compreende a intervenção de vários “atores”, com particular ênfase para os alunos que frequentam as escolas do ensino genérico. Todavia, considerou- se pertinente inserir no evento a participação de crianças do ensino pré-escolar.

Semana das Artes
O turista aproveita a Semana das Artes para levar uma recordação.

Semana das ArtesAssim, para as crianças deste nível de ensino, em particular as que estão na faixa etária dos 5 anos, a SRA reserva um espaço próprio para as suas intervenções: o espetáculo ‘Festa no Jardim’. As práticas artísticas neste nível de ensino procedem de um trabalho realizado por um professor de áreas artísticas (PAAA), na área das expressões musical e dramática, em articulação com o educador de infância. A intervenção do professor é planificada considerando os projetos das instituições do pré-escolar, sendo também alicerçada nas orientações curriculares designadas para este nível de ensino. Pretende-se um trabalho integrado das expressões (musical e dramática), perspetivando a complementaridade e articulação dos saberes.

Semana das ArtesA participação das crianças neste evento concretiza-se, maioritariamente, através da interpretação de danças e dramatização. Neste espetáculo participarão 269 crianças que frequentam o ensino pré-escolar, oriundas de 13 escolas, públicas e privadas, dos municípios de Câmara de Lobos, Funchal, Machico, Ribeira Brava, Santana e São Vicente. Este espetáculo conta também com a intervenção a Equipa da Animação da DSEAM, na apresentação do espetáculo.