Arquivo Regional e Biblioteca Pública: Jorge Freitas Branco faz palestra na sexta-feira

A secretária regional do Turismo e Cultura, Paula Cabaço, estará presente, na próxima sexta-feira, dia 8 de Junho, pelas 17 horas, no Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira (ABM), no Caminho dos Álamos, nº 35, em Santo António, na conferência “Pozolana, PXO: entre terreno e arquivo”. A conferência será proferida pelo académico Jorge Freitas Branco, numa iniciativa que surge integrada nas comemorações alusivas ao Dia Internacional dos Arquivos, este ano focadas no Porto Santo.

Nesta ocasião, será ainda inaugurada uma mostra documental e fotográfica intitulada “Documentos para a História do Porto Santo”.

Será ainda disponibilizado online de um conjunto de documentos municipais do Porto Santo, onde se incluem os livros de actas das sessões do município (1706 a 1978) e os livros de notas e escrituras diversas (1890-1896; 1922-1965), num total de 49 livros.

A mostra “Documentos para a História do Porto Santo” apresenta um conjunto de documentos e fotografias seleccionadas por João Perestrelo Freitas, ilustrativos da memória colectiva, do património e das vivências dos habitantes do Porto Santo, bem como um conjunto de transcrições de documentos originais e uma selecção de documentos do acervo do ABM.

Da documentação exposta, destaca-se a relação das vítimas de cólera (1856), o projecto do pavilhão e da captação de águas minerais da Fontinha (1916), o projecto de reconstrução da capela de Nossa Senhora da Graça (1947), a planta da Alameda do Infante D. Henrique e do Padrão Comemorativo do Centenário do Infante (1960), bem como o relato de um naufrágio ocorrido em 6 de Dezembro de 1850.