Comissão de Defesa da Assembleia da República deu início a visita à Madeira

Fotos Rui Marote.

Com  Rui Marote

A Comissão de Defesa Nacional deu hoje início a uma visita à Madeira.

A comitiva viajou a bordo de um avião da Força Aérea Portuguesa (FAP) e foi hoje recebida no Palácio de São Lourenço, onde assistiu à cerimónia do arrear da bandeira.

No acto esteve presente o presidente da Assembleia Regional, Tranquada Gomes, o secretário regional da Educação, em representação do Governo Regional e altas patentes dos três ramos das Forças Armadas.

Seguiu-se uma receção de boas-vindas em que o Representante da República, Ireneu Barreto discursou.

“A presença de Vossas Excelências na Madeira permitirá testemunhar o funcionamento de uma das mais importantes conquistas do 25 de abril: as autonomias político-legislativas das Regiões Autónomas”, disse Irreneu Barreto.

Contudo, o Representante da República lembrou ao deputados que “nem sempre o país tem sabido reconhecer a relevância de ambas as instituições – as autonomias regionais e as Forças Armadas. Em particular, no caso dos Açores e da Madeira, o percurso desde 1976 não tem sido isento de dificuldades, num País com características de tradições centralistas, receoso, por vezes, dos poderes regionais”.

Por seu turno, o presidente da comissão, Marco António Costa, aproveitando o repto de Ireneu Barreto, sublinhou que a Comissão de defesa não esquece as Autonomias nem as Forças Armadas.

Refira-se que esteve presente na cerimónia Correia de Jesus, que presidiu a esta Comissão em diversos mandatos, e que é considerado pelos atuais membros como deputado emérito da comissão de defesa nacional.

É esperado amanhã no Funchal o almirante Silva Ribeiro, Chefe de Estado Maior das Forças Armadas, que irá acompanhar a visita.

Programa

Amanhã, dia 04, às 08H45, a comitiva visita o Comando Operacional da Madeira (Pico do Cruz);

Depois, às 10H30, visita o Comando da Zona Marítima da Madeira (Avenida do Mar e das Comunidades Madeirenses, Funchal).

Pelas 12h30 haverá apresentação de Cumprimentos ao presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, na Quinta Vigia.

O dia de amanhã culmina, pelas 16H00, com uma visita à Estação Radar Nº4 (Pico do Areeiro).

Na terça-feira, dia 05 de junho, pelas 08H15, a comitiva visita o Regimento de Guarnição Nº3 (Rua Corveta Estefânia, Funchal).

Pelas 10H00 haverá a apresentação de Cumprimentos ao presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira, Tranquada Gomes (Assembleia Legislativa da RAM).