Festas animam paróquias no início de junho

Sílvio Mendes

O primeiro domingo de junho é assinalado em várias paróquias da Madeira com a realização de festas algumas delas com muita tradição como a que se realiza no Loreto em louvor do Espírito Santo e que tem nas charolas o seu grande atrativo, sendo dos poucos locais madeirenses onde há se mantém o costume de se oferecer à Igreja produtos da terra.
A exposição das charolas no adro da igreja do Loreto neste primeiro fim de semana de junho é motivo para que muitas pessoas se desloquem até aquela zona da freguesia do Arco da Calheta.
Também em festa estarão as paróquias de Santa Maria Maior, São Paulo (na Ribeira Brava) e Cristo Rei (na Ponta do Sol) com a celebração da solenidade do Santíssimo Sacramento.
Os tapetes de flores colocados nos itinerários das procissões são imagem de marca destas festa sendo que na paróquia de Cristo Rei é feito o maior tapete e flores da madeira devido à grane extensão do itinerário da procissão que se realizará no domingo 3 de junho cerca das 15h30.
Nossa Senhora Medianeira de todas as Graças é festejada na paróquia da Graça, na zona alta da freguesia de Santo António e Nossa Senhora Rainha do Mundo tem festa no Curral dos Romeiros (Monte).
A animação típica dos arraiais da nossa terra complementam estas festas.