Compositor John Cage homenageado na Universidade da Madeira

O compositor, teórico musical, escritor e artista norte-americano John Cage vai ser homenageado a 29 de Maio pela Faculdade de Artes e Humanidades da Universidade da Madeira (FAH-UMa).

A iniciativa é organizada em parceria com a Direcção Regional de Educação e com o Conservatório – Escola das Artes Eng.º Luiz Peter Clode e está aberta ao público em geral, sendo dirigida particularmente a estudantes de música e de artes visuais, músicos, artistas, docentes, agentes e gestores culturais, galeristas, críticos, comissários e arquitectos.

A homenagem compreende o ciclo de conferências “I have nothing to say and i am saying it” (Homenagem a John Cage e aos plagiários por antecipação em Portugal e Espanha, 1903 – 1936), que decorre a partir das 09h30, no edifício da Reitoria da UMa, no Colégio dos Jesuítas, com intervenções de Dubravka Mindek, docente da Universidade Autónoma do Estado de Morelos; de Miguel Molina Alarcón, docente da Universidade Politécnica de Valência; de Paulo Esteireiro, investigador integrado do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical da Universidade Nova de Lisboa; de Carlos Valente, docente do Departamento de Arte e Design da FAH-UMa; de Pau Pascual Galbis, director da Licenciatura em Artes Visuais da FAH-UMa; e de Vítor Magalhães, presidente do Conselho de Cultura da UMa.

Compreende também, às 17h, a exibição do documentário “Cage/Cunningham” de Elliot Caplan”, com 95 minutos de duração, e às 19h, um concerto, interpretado por Dubravka Mindek, Aniko Harangi, Irene Rodrigues, Teresa Norton, Jorge Maggiore, José Manuel Barros, Jorge Luis Mendoza, António Plácido, e Gabor Bolba.

John Cage nasceu em 1912 e foi um pioneiro da música aleatória e electroacústica, da utilização de instrumentos não convencionais, bem como do uso não convencional a instrumentos convencionais, sendo considerado uma das figuras chave das vanguardas artísticas do pós-guerra. Passou pela Madeira a convite do Cine Fórum do Funchal – Círculo de Cultura Musical com a “Merce Cunningham Company”, celebrando dois concertos no Teatro Municipal Baltazar Dias em Maio de 1981 com o apoio, entre outras instituições, da Fundação Calouste Gulbenkian. Nesta digressão europeia, as cidades de Lisboa e Funchal tiveram a oportunidade de presenciar as peças “Event 1” e “Event 2”, que contaram com a participação dos bailarinos: Cunningham, Karole Armitage, Louise Burns, Ellen Cortfield, Susan Emery, Lise Friedman, Alan Good, Neil Greenberg, Catherine Kerr, Chris Komar, Judy Lazaroff, Joseph Lennon, Rob Remley, Robert Swinston, Megan Walker, dos músicos: John Cage, David Tudor, Martin Kalve, Takehisa Kosugi. Direcção artística de Mark Lancaster e Produção de Charles Atlas.