PS apresenta voto de protesto contra os atrasos da transferência de apoios financeiros às associações de bombeiros

Foto Rui Marote

O Grupo Parlamentar do Partido Socialista-Madeira deu entrada, na Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira, a um voto de protesto contra os atrasos, por parte do Governo Regional, na transferência dos apoios financeiros às associações de bombeiros.

Segundo uma nota de imprensa hoje divulgada, o Governo Regional da Madeira inscreveu no Orçamento Regional para 2018 o valor de €1.950.000 para apoio às associações de bombeiros da Região Autónoma da Madeira, um dos principais projetos da Secretaria Regional da Saúde.

Estas associações são responsáveis pela gestão técnica e financeira das corporações de bombeiros voluntários, que prestam um serviço inestimável e reconhecido por toda a sociedade, sendo que, além do apoio financeiro do governo, contam com o apoio das câmaras municipais, as quais fazem por cumprir com as transferências mensais acordadas.

É com ambas essas verbas que as associações contam para assegurar o funcionamento das estruturas que representam e pagar os justos vencimentos dos elementos das corporações de bombeiros.

Segundo afirma a deputada Sofia Canha, «os atrasos nas transferências do apoio financeiro do governo podem comprometer ou tornar difícil o cumprimento das obrigações».

Tal como adianta, de facto, verificou-se este ano que o pagamento referente aos meses de janeiro, fevereiro e março só se efetivou em abril.

«Os encargos financeiros são mensais e a vida dos bombeiros e das estruturas onde estão integrados não fica suspensa durante três meses, sendo desejável que o governo transfira mensalmente os apoios a que se propôs cumprir», adverte a deputada socialista.