Simulador diz-lhe quanto vale a sua pensão, já disponível a partir do dia 9 de maio

segurança socialA Segurança Social Direta disponibiliza, a partir de amanhã, quarta-feira, um simulador online de pensões, com duas opções, uma “automática”, outra “à medida”. Este novo serviço será apresentado esta manhã pelo primeiro ministro António Costa.

Se clicar no automático, a opção dá-lhe quanto vai receber no limite da reforma, ou seja aos 66 anos e 4 meses em vigor este ano. Depois, tem a opção “à medida”, que lhe permite alterar alguns parâmetros, designadamente a reforma mais cedo, sendo que esta situação permite calcular a realidade dos desempregados de longa duração, que dispõem de regras diferentes, bem como as profissões com limite de idade, 65 anos, o que por exemplo é aplicável aos pilotos.

A avaliação terá que ser feita com base em toda a carreira contributiva registada na Segurança Social até ao momento, sendo necessário o mínimo de 15 anos de descontos, tendo ainda em conta, para os anosem que vai projetar a reforma, uma inflação de 0,5% por ano e um crescimento real dos salários de 0,5%.

Os valores apresentados nesta simulação são brutos, não apresentando os descontos para o IRS.

Relativamente ainda a pensões, o ministro do Trabalho da Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva, admitiu que o valor médio entre o requerimento da pensão e a respetiva atribuição é “excessivo”, demora alguns meses, remetendo essa responsabilidade para a redução de pessoal no Centro Nacional de Pensões.