Museu da Arte Sacra reabre amanhã

Museu de Arte Sacra/Marote
O Museu de Arte Sacra reabre amanhã depois de um período para “ajustes”.

O Museu de Arte Sacra do Funchal (MASF) esteve encerrado ao público entre o dia 23 de abril e hoje, 8 de maio. Reabre amanhã depois de várias “ações realizadas e articuladas no sentido de restabelecer o normal funcionamento do museu junto dos públicos visitantes”, como refere uma nota sobre o trabalho realizado.

Durante o período mencionado, diz a mesma nota, “a museografia foi novamente reconsiderada, sofrendo alguns ajustes motivados, quer com a desmontagem dos três núcleos da exposição temporária dos “500 anos da Dedicação da Sé do Funchal: fé, arte e património. Um olhar sobre a obra do padre Pita Ferreira” – que se desenvolveu no seio da coleção permanente entre 18 de outubro de 2017 e abril de 2018 –, quer com a chegada e recolocação do conjunto de 33 obras – de pintura, escultura e ourivesaria, flamenga e portuguesa –  que haviam sido emprestadas ao Museu Nacional de Arte Antiga para figurar na Exposição “As ilhas do Ouro Branco”, evocativa dos 600 Anos do Arquipélago da Madeira, ali patente ao público entre Novembro de 2017 e abril de 2018”.

A partir de amanhã, dia 9 de maio, “será possível a todos os visitantes observarem as obras emblemáticas do museu no seu devido lugar, beneficiando, ainda, da experiência de novos diálogos, resultantes da mobilidade entre peças das coleções do museu, e da interpretação das relações entre objetos através da produção novos textos de enquadramento, realizados no âmbito da aposta que tem sido feita pelo MASF em relação à acessibilidade e inteligibilidade cultural e artística do património artístico católico exposto no museu diocesano”.

Uma informação do Museu diz que “a oportunidade deste encerramento ao público foi também aproveitada para efetuar a ação de desinfestação de insetos xilófagos e controlo de pragas nos espaços do museu, operação preventiva e curativa no âmbito da Gestão Integrada de Pragas, que faz parte do Plano de Conservação Preventiva”.