Mercado Quinhentista entre 1 e 3 de junho em Machico para homenagear Tristão Vaz Teixeira

mercado quinhentista
O Mercado Quinhentista realiza-se entre 1 e 3 de junho.

O Mercado Quinhentista de Machico “volta a recriar as vivências coletivas dos primeiros anos da primeira capitania do Reino, Machico”. A XIIIª edição acontecerá no primeiro fim-de-semana de junho, entre 1 e 3, refere o site da organização de um evento que foi hoje apresentado.

O objetivo da edição deste ano “neste momento em que se aproxima a comemoração de uma época grandiosa da História da Madeira, as comemorações dos 600 anos do seu povoamento” está apontado para “homenagear Tristão Vaz Teixeira, um dos primeiros capitães donatários da Madeira, do qual somos herdeiros”

A organização da Escola Secundária de Machico em parceria com a Câmara Municipal de Machico e com a secretaria do Turismo a apoiar enquanto cartaz que começa a ter uma maior visibilidade, refere ainda que “sendo 2018 o Ano Europeu do Património Cultural, o Mercado Quinhentista apresenta-se como uma oportunidade de reflexão e consciencialização da importância da herança cultural na formação de todas as sociedades”.

O Mercado Quinhentista tem ainda um colóquio, a 18  de maio denominado “Herdeiros de Tristão- Memórias e Património, que vai decorrer no Fórum Machico com início às 9 horas e encerramento às 17 horas.