Debate sobre “Madeira pós 2020” com presença de secretário de Estado

Liliana Rodrigues e Nelson de Souza
A eurodeputada Liliana Rodrigues e o secretário de Estado Nelson Souza estarão debatem a Madeira pós 2020.

O debate “Madeira pós 2020: Pensar o Futuro”, organizado pela eurodeputada socialista Liliana Rodrigues, conta com a participação do secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão, Nelson Souza. A iniciativa tem lugar no Museu da Eletricidade “Casa da Luz”, pelas 10 horas do dia 8 de maio.

Com o objectivo de debater as estratégias e prioridades da Região Autónoma da Madeira para o pós-2020, no âmbito do próximo Quadro Financeiro Plurianual (QFP) da União Europeia (UE), o debate será desenvolvido com o recurso a dois painéis. No primeiro, para além de Nelson de Souza, participam também a eurodeputada Liliana Rodrigues, Bruno Pereira, diretor regional dos Assuntos Europeus e Cooperação Externa, e Teófilo Cunha, presidente da Associação de Municípios da Madeira.

Num segundo momento, a discussão irá envolver João Paulo Correia, Presidente da Comissão de Acompanhamento do Processo de Definição da “Estratégia Portugal 2030”, José Carmo, Reitor da Universidade da Madeira, Cristina Pedra, Presidente da Câmara de Comércio e Indústria da Madeira, e António Jardim Fernandes, CEO do Grupo Dorisol.

A Comissão Europeia iniciou, no passado mês de Janeiro, a discussão pública sobre o QFP pós-2020. Em apresentação no Parlamento Europeu, esta quarta-feira, a equipa liderada por Jean-Claude Juncker propôs aumentar o financiamento nas áreas da segurança, defesa, controlo de fronteiras, inovação, rede digital e mobilidade de jovens e reduzir, em cerca de 5%, as despesas com a Política de Coesão e a Política Agrícola Comum. O valor total previsto para o período entre 2021 e 2027 deverá andar à volta dos 1,279 biliões de euros.