Funchal homenageia amanhã São Tiago Menor

Amanhã, terça-feira, dia 1 de maio, realiza-se a habitual procissão relativa ao Dia do Padroeiro da cidade, com a renovação do Voto a São Tiago Menor.

A procissão tem saída do Largo do Corpo Santo, pelas 9h30, e chegada à Igreja do Socorro, onde terá lugar, mais uma vez, a missa em honra do Santo.

Todos os anos, acorrem à procissão figuras públicas, com colares de ‘maios’, entre elas toda a vereação do Município do Funchal.

A origem desta celebração remonta aos anos de 1521 a 1523, quando a Ilha da Madeira foi devastada por um surto de peste que motivou muitas mortes e causou pânico entre a população.

Em consequência desta situação alarmante, as autoridades reuniram-se na Sé do Funchal, com o objetivo de escolherem um santo que protegesse o povo.

O “sorteio” foi feito colocando os nomes dos Santos Apóstolos, da Virgem Maria e de São João Baptista no boné de um menino que de lá tirou um nome, sendo São Tiago Menor o escolhido para proteger a cidade e assim, a 21 de Julho, a imagem do “bem aventurado Apóstolo” foi levada numa procissão até ao extremo Este da cidade.