Escola Básica e Secundária de Machico na Letónia

Foto DR.

Alunos e professores da Escola Básica e Secundária de Machico participaram num encontro de trabalho na Letónia, com outras cinco escolas de diferentes países: da Letónia, de Chipre, Grécia, Espanha e Roménia.

O encontro está integrado nas atividades de um projeto Erasmus+ da União Europeia intitulado “A nossa cultura e a nossa história através de métodos ativos e participativos”, cujos objetivos são motivar os alunos para o conhecimento da história, da cultura e da arte bem como sensibilizar para o conhecimento e proteção do património da UNESCO.
Segundo uma nota de imprensa hoje divulgada, outro objetivo é o de desenvolver nos professores capacidades de utilização de métodos ativos de aprendizagem.
Os alunos apresentaram trabalhos sobre músicos, escritores e pintores dos respetivos países e participaram numa conferência sobre os direitos humanos.
Os professores participaram em reuniões de trabalho sobre a utilização de metodologias ativas e participativas nos vários países, onde puderam partilhar as práticas das respetivas escolas.
Alunos e professores participaram em diversas atividades em conjunto para conhecer melhor o país que os acolheu. Visitaram o Palácio Rundale, construído no século XVIII, um exemplo do barroco considerado algumas vezes como o Versailles do Báltico. Viajaram para conhecer cidades tradicionais como Sabile e Kuldiga. Observaram as quedas de água no rio Venta e a sua ponte de tijolo.
Outro dos locais visitados foi o centro histórico de Riga, classificado como património mundial da UNESCO.
A escola de Machico é a próxima anfitriã do projeto, num encontro a decorrer no próximo mês de outubro de 2018.