Escola do Caniço promove Semana do Ambiente de hoje até 21 de Abril

A Escola dos 2.º e 3.º Ciclos do Caniço vai promover, entre os dias 16 e 21 de Abril, a denominada “Semana do Ambiente”. A organização da mesma está a cargo do Projecto Eco-Escolas, e pretende unir toda a escola na abordagem da temática ambiental, refere uma nota emanada daquele estabelecimento de ensino. Em cada dia será trabalhada uma temática diferente dentro do tema Ambiente, com os diferentes níveis de ensino da escola e com vários parceiros.

No primeiro dia, segunda-feira, a temática escolhida foi a “Floresta”, tema do ano do Eco-Escolas. Nesta acção, que se destina a todos os alunos do 5.º ano, a escola conta com a parceria do Instituto das Florestas e Conservação da Natureza e da Câmara Municipal de Santa Cruz.

Os alunos farão uma visita de estudo ao Parque Florestal do Ribeiro Frio, ao Posto Aquícola e ao Percurso dos Balcões. O objectivo é sensibilizar os discentes para a preservação da Natureza e promoção de comportamentos ambientalmente correctos, refere-se.

Já na terça-feira os estudantes vão assistir a uma “Palestra sobre Agricultura Biológica”.

A quarta-feira conta com uma “Palestra sobre Boas Práticas Ambientais” por parte do Hotel Fourviews (parceiro da escola, da Câmara Municipal de Santa Cruz e da DRE.

Cada uma destas instituições explicará aos alunos o seu trabalho em prol do Ambiente. Serão também entregues os prémios do concurso «Reciclar +», que consistiu na recolha de resíduos sólidos urbanos, papel e plástico, por parte das várias turmas que entraram no mesmo, durante o segundo período. Ganhou a turma que conseguiu recolher mais resíduos. Neste concurso a parceria foi com a Câmara Municipal de Santa Cruz e Junta de Freguesia do Caniço. Neste mesmo dia, uma turma de 9º ano irá confeccionar um lanche saudável com a colaboração de um chefe do Hotel Fourviews. Esta actividade visa sensibilizar para os hábitos de alimentação saudável e sustentável.

Na quinta-feira, a escola, numa parceria com a Direcção Regional do Ordenamento do Território e Ambiente, vai promover uma acção de medição do ruído em vários espaços da escola: sala de aulas, sala de professores e bar dos alunos. Pretende-se que a comunidade escolar tenha consciência dos níveis de ruído produzidos e os seus impactos na saúde humana.

Para a sexta-feira, o parceiro é a Empresa de Electricidade da Madeira, que promoverá uma conferência sobre a “Produção de Energia Eléctrica” e a construção de circuito para produção deste tipo de energia.

A “Semana do Ambiente” termina no sábado com a «III Acção de sensibilização à Comunidade: Autismo» e com o desfile de moda, «Estilistas por um dia».

Desta forma na “Semana do Ambiente” abordar-se-ão os vários temas que compõem o programa gestão ambiental Eco-Escolas.