Deputado Paulino Ascenção (BE) renuncia ao mandato devido aos reembolsos das viagens e entrega dinheiro a instituições

paulino
Paulino Ascenção renuncia ao lugar de deputado na Assembleia da República em consequência do caso dos reembolsos das viagens.

Paulino Ascenção, deputado do Bloco de Esquerda na Assembleia da República, renunciou hoje ao mandato no parlamento nacional em consequência da notícia do Expresso, a que o FN fez alusão no próprio dia, que dava conta que os deputados das ilhas recebiam reembolsos de viagens que não pagavam, sendo que no global, apenas Rubina Berardo, parlamentar do PSD-M, nunca tinha utilizado esse “expediente”.

De acordo com o SAPO 24, citando a Agência Lusa, o deputado madeirense e Coordenador Regional recentemente eleito no Bloco de Esquerda, substituindo Roberto Almada, considera que “o exercício do mandato parlamentar tem de ser pautado pelo mais absoluto rigor e por inabaláveis princípios éticos, decidi, em coerência, renunciar ao mandato de deputado na Assembleia da República. Decidi igualmente proceder à devolução da totalidade do valor do subsídio de mobilidade. Não sendo possível a sua devolução ao Estado português, este será entregue a instituições sociais da região da Madeira, círculo eleitoral pelo qual fui eleito”, pode ler-se no comunicado ao qual a agência Lusa teve acesso, assinado pelo bloquista”.

O Funchal Notícias sabe, junto de fonte próxima do BE, que o lugar de Paulino Ascenção deverá ser ocupado por Ernesto Ferraz, professor de Geografia e membro da Comissão Regional do BE, apesar de ter sido o terceiro da lista, uma vez que o segundo foi ocupado por Nélia Aguiar, que neste momento está a dar aulas nos Açores e que, por esse motivo, não poderá ocupar o lugar.