Conferência sobre uso da voz promovida pela DSEAM a 16 de Abril

A Secretaria Regional de Educação, através da Direcção Regional de Educação / Direcção de Serviços de Educação Artística e Multimédia, promove, no próximo dia 16 de Abril, uma conferência intitulada “Os 4 C’s da voz profissional”, no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Voz, entre as 18h e as 19h, no Arquivo Regional da Madeira. A palestra tem entrada livre e será proferida pela cantora e professora de canto Ana Leonor Pereira.

Destina-se a docentes, coralistas, maestros, maestrinas de coros e a todos quanto têm na sua voz um dos principais recursos para o exercício da sua profissão, informa a DSEAM.

As escolas da Região Autónoma da Madeira assinalarão este dia com a interpretação vocal de temas de autores ligados à literatura infantil. Para tal, partilhou-se um conjunto de canções infantis, através da plataforma CANTAR MAIS – uma iniciativa da Associação Portuguesa de Educação Musical – na qual é disponibilizado, gratuitamente, repertório vocal (tradicional português, do mundo, de autor) com partitura, texto, áudio cantado, áudios instrumentais, onde as versões são muito atractivas.

Porque 2018 é o Ano Europeu do Património Cultural e sendo a língua materna um dos nossos maiores veículos de transmissão do património cultural português, no mês em que também se comemora o Livro e a Poesia, considerou-se pertinente que a escolha destes temas incidisse, principalmente, nas canções de autor (de nomes ligados à literatura infanto-juvenil, tais como Eugénio de Andrade e José Jorge Letria).