Comitiva angolana vem conhecer ordenamento do espaço marítimo na Madeira

A Secretaria Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais informa que o Governo Regional da Madeira encontra-se a receber uma comitiva angolana que vem conhecer o processo de ordenamento do espaço marítimo desenvolvido na Madeira.

A visita desta comitiva insere-se no Programa de Gestão Espacial Marinha e Governação (MARISMA), uma parceria dos países que integram a Comissão da corrente de Benguela: Angola, Namíbia e África do Sul, que pretende promover o uso sustentável do oceano com foco na implementação do ordenamento do espaço marítimo.

O programa inclui apresentação e discussão da metodologia, assegurada pela Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais, e visitas a áreas protegidas unidades de aquicultura e áreas de desporto e turismo no Paul do Mar/Jardim do Mar.

Na próxima sexta-feira, dia 13 de Abril, a comitiva registará o acompanhamento pela secretária regional do Ambiente e Recursos Naturais, Susana Prada, num passeio no barco Seaborn, que sairá da Marina do Funchal (à direita do cais), às 10h00, realizado com o objectivo de dar a conhecer in loco o Plano de Situação do Espaço Marítimo.

A chegada à Ribeira Brava está prevista para o meio-dia.

A delegação angolana contará com a presença do director nacional dos Assuntos do Mar, assim como de representantes dos ministérios que tutelam os sectores do ambiente, transportes, pescas e mar, áreas marinhas protegidas, recursos minerais e petróleos, planeamento e economia, assim como da Universidade Agostinho Neto.

A comitiva integra ainda representantes dos Governos da Namíbia e da África do Sul, países parceiros do projecto, e da Universidade de Aveiro, instituição que desenvolveu a Avaliação Ambiental Estratégica do Ordenamento do Espaço Marítimo da Região.