Cafôfo acompanhou provas práticas dos candidatos a cantoneiros

O presidente da Câmara Municipal do Funchal, Paulo Cafôfo, acompanhou esta manhã, no edifício dos Viveiros, sede do Departamento de Ambiente da Câmara Municipal do Funchal, as provas práticas dos candidatos a integrar este ano aquele referido Departamento, para assumir as funções de assistentes operacionais, vulgo cantoneiros. A vereadora Idalina Perestrelo esteve igualmente presente. São 24 as vagas disponíveis nos quadros da autarquia, mas, depois da primeira fase de selecção, informa a CMF , são cerca de 400 homens e mulheres os candidatos que passaram à etapa prática. Esta vai durar todo o mês de Abril, seguindo-se um exame psicológico e, finalmente, um exame médico, antes dos resultados finais de colocação.

Paulo Cafôfo sublinhou que “depois de tantos anos de duríssimas restrições orçamentais, e dos cortes de pessoal impostos pelo Orçamento de Estado, que mantinham as contratações paradas desde 2011, a Câmara Municipal do Funchal volta finalmente a ter condições para suprir as suas necessidades de quadro, que também se agravaram ao longo dos últimos anos, com o envelhecimento dos colaboradores e com as aposentações que tiveram lugar.”

Para o edil, “esta é uma barreira cuja ultrapassagem nos deixa muito satisfeitos e é, sobretudo, um sinal encorajador e de confiança para a cidade e para o futuro. Há muita gente à procura de trabalho e nós precisamos desse trabalho, quer a nível operacional, quer a nível especializado, de forma a podermos optimizar a capacidade de resposta dos nossos serviços e responder aos desafios que se colocam hoje em dia à acção da autarquia, e que são substancialmente diferentes daqueles que eram os desafios de há 10 anos atrás.”

Paulo Cafôfo acrescentou que “a CMF tem em curso, desde o último trimestre do ano passado, vários concursos em diferentes estados de evolução, que abarcam mais de uma centena de novos colaboradores.” Já contratados foram 31 novos bombeiros, sendo que se encontram, neste momento, em fase de avaliação as candidaturas para 24 cantoneiros e 14 técnicos superiores. Já autorizada, e a aguardar abertura, está a contratação de outros 27 técnicos superiores, 24 jardineiros, 12 motoristas de transportes públicos e de um técnico superior de Veterinária.