Jovem madeirense é diretora de Arte em Espanha, quer um dia trabalhar em Portugal e ter negócio na Madeira

Joana Luis.jpg B
Joana Luís tem objetivos; trabalhar em Portugal, ter negócio na Madeira.

Joana Luís é madeirense, tem 27 anos de idade e é diretora de Arte e criativa, em Espanha, na empresa de publicidade McCann World Group. À sua responsabilidade, tem duas marcas, a Nesquick e a Vueling Airlines. Por um lado dirige, por outro cria. Um mundo de fascínio, tem a profissão que gosta e põe paixão no que faz.

“Como Directora de Arte, tenho que me preocupar com todos os assuntos/problemas de imagem da marca (Packagings, Layouts, Branding, posicionamento visual da marca) e como criativa tenho que encontrar e pensar em soluções para problemas ou propostas (a maior parte das vezes com um curto espaço de tempo). Trabalho lado a lado com um redator, pensamos e desenvolvemos ideias conjuntamente”.

Natural da freguesia da Sé, viveu em São Gonçalo e, posteriormente, no Livramento. Ao Funchal Notícias, conta que passou a infância em casa dos meus avós maternos, um tempo sobre o qual afirma guardar “as melhores memórias da minha vida. Passava todos os dias descalça, brincando com os meus vizinhos, ou até com as galinhas. Tinha uma galinha de estimação mas que teve um fim inglório… Portanto, hoje em dia não consigo cozinhar carne”, confessa com algum riso à mistura.

Em termos de formação, fez Artes Visuais na Escola Secundária Francisco Franco, recorda que “desde pequena sempre gostei de desenhar mas foi no secundário que me interessei verdadeiramente pela arte”. Volta atrás no tempo para relevar o papel de duas professoras naquilo que iria ser a sua aposta de futuro. “Tive a sorte de ter um par de professoras fenomenais, a professora Regina Abreu de Língua Portuguesa e a professora Graça Berimbau de Desenho, foram realmente uma inspiração para mim e uma motivação para ser uma pessoa confiante e segura”.

Afirma ter saído do Secundário “com amigos para a vida”, mas agora “estamos todos separados pelo Mundo, uns por Portugal Continental, outros por Londres, além de outras cidades”. Encontram-se, habitualmente, na Noite do Mercado, onde a poncha faz juntá-los à Festa e às recordações. É o ” mundo novo” de cada um, com as lembranças de vivências comuns passadas no tempo de escola na Madeira.

Joana Luís estudou Design Gráfico no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, em Barcelos e ao acabar o curso decidi apostar na publicidade. “Fiz um estágio numa agência que se chama LOLA MullenLowe, que está em Barcelona, e adorei a experiência porque não sabia que se podia trabalhar daquela forma, explorando explorando ideias e colocando em prática a criatividade. Decidi que tinha que continuar, que queria viver mais tempo em Barcelona e que queria aprender tudo o que fosse possível sobre publicidade”.

Passou o verão à procura de trabalho e o esforço foi compensado com uma oportunidade noutra Agência, McCann World Group, onde trabalha presentemente como Criativa e Directora de Arte. “Somos um pouco mais de 200 pessoas, e estamos divididos por diversos departamentos, Produção, Criatividade, Planeamento, Eventos, Health. Principalmente tenho à minha responsabilidade duas marcas, Nesquik e Vueling Airlines.

Não vem à Madeira tantas vezes como desejaria, um pouco por razões económicas, outro por tempo demasiado ocupado. Diz-se focada no projeto profissional: “Não vou com muita frequência a casa, tanto por uma questão económica como por uma questão de disponibilidade, porque o trabalho é muito absorvente. A publicidade é um ofício desgastante, significa não ter horários, não parar de pensar em ideias novas, vender produtos que, por vezes, nem sempre gostamos”.

Confessa-se apaixonada por este ramo de atividade criativa. Tem ambições definidas: “Espero que daqui a 8 anos consiga estar como Directora Criativa e a trabalhar em Portugal”. E depois de chegar ao País, coloca novo patamar no conjunto de objetivos: “Gostaria de poder melhorar o panorama publicitário português, que pouco a pouco já vai avançando”. Depois, vem a Madeira: “Espero terminar na Madeira e abrir o meu próprio negócio, e que este não tenha nada a a ver com publicidade”. Uma declaração que pode surpreender os leitores, mas que tem a ver com a convicção que Joana Luís parece colocar no que faz. O tempo fará certamente a leitura.

Deu uma entrevista a uma publicação espanhola LBB, numa abordagem englobada nos novos talentos, onde afirma que “quando estou fora da minha zona de conforto, é quando eu posso realmente aprender e empurrar-me para a frente. Barcelona é uma cidade com a mistura perfeita entre cultura moderna e arte do passado”. Na conversa, veio o facto de ser originária da terra de Ronaldo, falou sobre isso e, também, de uma publicidade à qual esteve ligada e que trouxe ao de cima nomes do futebol, neste caso do Barcelona:

“Inicialmente, fiz parte do projeto da McCann para Beko, de ‘Comer como um Pro’. É uma campanha que visou a sensibilização sobre as taxas crescentes de obesidade infantil em todo o mundo. Ela vem da perceção que as crianças sempre fazem o que os seus heróis fazem. Beko é um dos parceiros oficiais do FC Barcelona, ​​por isso, mostrou-lhes que Messi, Suárez, Piqué e Iniesta comem saudável, a fim de jogarem ao seu melhor nível. E eles podem ser usados ​​como uma ferramenta importante para os pais no sentido de presuadirem as crianças a comer saudável”.