Ponta do Sol preocupada com extração de areia, secretária tranquiliza e diz que a 30 metros não há erosão da costa

Tempo Ponta do Sol C
Os efeitos do mau tempo levantaram, na Ponta do Sol, o problema das consequências da extração de areia na erosão da Costa.

A presidente da Câmara da Ponta do Sol está preocupada com a extração de areia no mar do concelho e diz expressar as dúvidas da população. Essa foi a nota dominante de abordagem num encontro que Célia Pessegueiro manteve com a secretária regional do Ambiente e Recursos Naturais. Susana Prada, numa primeira análise, tranquiliza: “A extração a uma profundidade de 30 metros, em nada influencia a erosão costeira”.

A responsável da autarquia mostrou-se agradavelmente surpreendida com a abertura manifestada por Susana Prada para um debate, na Ponta do Sol, com a população, no sentido de prestar todos os esclarecimento tendentes a uma maior informação sobre esse assunto, mas também sobre a extração de inertes nas ribeiras. “Levantamos estes problemas e houve a maior abertura por parte da senhora secretária para esse debate, tendo como objetivo responder às preocupações da população, relativamente aos efeitos ambientais e económicos”.

Esta abordagem acontece pouco tempo depois da Ponta do Sol ter sido fustigada pelo mau tempo, que destruiu o bar da praia e várias infraestruturas, situação que levou Célia Pessegueiro a lançar alertas sobre a extração de areia no mar e de inertes nas ribeira.