Novo sindicato de Enfermeiros também vai abrir delegação na Madeira

Há um novo sindicato de enfermeiros e terá, em breve, uma delegação regional.

Chama-se Sindicato Democrático dos Enfermeiros de Portugal (SINDEPOR) e já está a operar em todo o País, incluindo as regiões autónomas da Madeira e Açores.

José Evaristo Faria, co-fundador e membro da direção nacional é também secretário executivo, pela RAM.

No entanto, o futuro presidente da delegação regional será Laurindo Pestana.

A nível nacional, o sindicado tem como presidente Carlos Ramalho, fazendo também parte dos órgão nacionais Elda Martins, Gonçalo Jardim, Ismael Abreu, Óscar Ferreirinha e Juan Francisco, este últimos no Conselho Nacional.

O sindicato tem sede principal em Évora e, ainda este, ano irão ser convocadas eleições para formar mais 5 delegações regionais, no Porto, Coimbra, Lisboa, Funchal e Ponta Delgada.

O Sindicato está filiados na central sindical UGT e identifica-se com os valores e princípios do sindicalismo moderno, plural e democrático.

O novo sindicato quer congregar profissionais que estão no terreno, que, todos os dias, experimentam a evidência da prática de enfermagem e apresenta-se despido de motivações político-partidárias.

Para além da dignificação da profissão é propósito do SINDEPOR contribuir para uma eficiente gestão dos recursos físicos e humanos segundo a perspectiva de quem está no terreno, nos seus locais de trabalho.

Querem ter voz ativa na delineação das políticas de Saúde pois os enfermeiros são o maior grupo profissional no sistema nacional de saúde e os únicos que estão permanentemente junto dos utentes.

Para já, este sindicato não adere à greve convocada para os dias 22 e 23 de março por duas razões fundamentais.

Por um lado porque está em negociações com outras estruturas sindicais e com a Ordem dos Enfermeiros para apresentar uma carreira conjunta.

Por outro lado, porque a greve foi decretada unilateralmente e isso esbarra no caminho da convergência que o novo sindicato quer trilhar.

Se tiver curiosidade em conhecer melhor o novo sindicato e os seus objetivos consulte o Site em: http://www.sindepor.pt ou contacte através do e-mail: sindepor.geral@gmail.com