Astrofotografia de Duarte Silva para ver amanhã na Quinta do Revoredo

A Casa da Cultura de Santa Cruz (Quinta do Revoredo) inaugura amanhã, pelas 18 horas, uma exposição de astrofotografia da autoria de Duarte Silva, que ficará patente ao público até 14 de Abril. Conforme refere uma nota alusiva, astrofotografia é um tipo especializado de fotografia que envolve gravar imagens de corpos celestes e grandes áreas do céu nocturno. Tal é feito por longa exposição, usando uma capacidade que tanto os filmes quanto os sensores digitais têm de acumular fotões de luz em longos períodos de tempo.

Este ramo da fotografia, apesar de possuir um enfoque estético e artístico, muitas vezes contribui de forma válida para a ciência.
As fotografias que amanhã serão expostas são da autoria do fotógrafo amador Duarte Silva, natural de Gaula, que pertence à Associação de Astrónomos Amadores da Madeira, nascida em 2001.
Este aficcionado e paciente fotógrafo do espaço celeste já foi distinguido pela NASA, e o seu entusiasmo fez com que adaptasse câmaras e telescópios para poder obter assim melhores fotografias, assegura a organização da mostra.
Esta exposição insere-se no âmbito da “Hora do Planeta”, evento que a Casa da Cultura comemora, com o intuito de sensibilizar a população para as questões do meio ambiente e a consequente sustentabilidade do planeta.