Autoridade Marítima e Marinha alertam para agravamento do estado do mar

câmara lobos3
A Autoridade Marítima alerta para o agravamento do estado do mar, na Região, para os próximos dias.

A Autoridade Marítima e a Marinha alertam para o agravamento do estado do mar para os próximos dias, no Continente, nos Açores e na Madeira. Segundo uma informação chegada há pouco à comunicação social e que consta do site da AM, a região dos Açores será afetada já a partir de amanhã, dia 08 de março; a região da Madeira a partir de sexta-feira, dia 09 de março e o continente a partir da madrugada de sábado, dia 10 de março.

Esta situação, como refere a nota, “está associada à passagem de mais uma tempestade atlântica de intensidade excecional, que vai forçar vento muito forte a tempestuoso, 80 a 100 km/h, e ondas com altura significativa de 6 a 12 metros e máximos superiores a 15 metros. O pico desta tempestade ocorrerá entre a madrugada de sábado e a madrugada da próxima segunda-feira, com particular foco em toda a costa oeste de Portugal Continental, bem como nas costas norte das ilhas dos arquipélagos da Madeira e dos Açores”.

O centro da tempestade, diz a mesma informação, “vai passar a norte do território nacional, revelando uma depressão muito acentuada e que imprimirá vento e ondulação excecional em toda a bacia do Atlântico Norte. Ao vento tempestuoso, dos sectores de Oeste e Sudoeste, vai estar associada uma ondulação de grande altura e período, provenientes dos setores de Oeste e Noroeste. Estas condições extremas são favoráveis à ocorrência de episódio de galgamento da linha de costa, em particular durante as fases de preia-mar”

Assim, a Autoridade Marítima Nacional e a Marinha reforçam a recomendação, em especial à comunidade piscatória e da náutica de recreio que se encontra no mar, o eventual regresso ao porto de abrigo mais próximo e a adoção de medidas de precaução.