Instabilidade de muro e colapso de pavimento levam a realojamento de família em Câmara de Lobos

câmara lobos4
Câmara de Lobos foi concelho também afetado pelo mau tempo.

A instabilidade parcial do muro de sustentação e colapso de parte do pavimento da Estrada do Luzirão é uma das ocorrências registadas no concelho de Câmara de Lobos, resultantes do mau tempo, de acordo com o balanço feito pelo serviço municipal de Proteção Civil. Em consequência e por precaução, uma família foi realojada provisoriamente.

Um comunicado refere, relativamente a esse caso específico, que “a situação está a ser devidamente acompanhada, há já algum tempo, e monitorizada pelo Serviço Municipal de Proteção Civil, serviços técnicos da autarquia e da equipa técnica da empresa construtora da obra, e acompanhamento por parte do LREC”. Diz ainda que “considerando a proximidade da zona afetada a uma habitação, e apesar de a mesma aparentemente não oferecer risco eminente de ser afetada, por uma questão de precaução, os serviços sociais da autarquia procederam ao realojamento provisório da família”.

A Câmara informa ainda que “de acordo com reuniões técnicas ocorridas no local, a empresa construtora, o Grupo AFA, irá mobilizar, amanhã, meios mecânicos para o local para proceder à retirada de materiais e promover a resolução da situação”.

No conjunto de outras ocorrências como resultado do mau tempo, há a referir o deslizamento de terras no sítio do Luzirão, freguesia do Jardim da Serra; Derrocadas no sítio da Fajã das Galinhas, freguesia do Estreito de Câmara de Lobos, e nas Fontainhas, freguesia da Quinta Grande, as quais já foram solucionadas pelos serviços municipais; Acompanhamento e monitorização do talude sobranceiro a uma moradia junto à Estrada de Santa Clara, estando já programada, para amanhã, a remoção dos inertes.

Recorde-se que o concelho de Câmara de Lobos foi bastante fustigado pelas condições meteorológicas adversas que há mais de uma semana afeta a Madeira, sendo que a destruição do porto constituíu o facto mais preocupante, além de situações que implicaram o realojamento de algumas pessoas, bem como quedas de árvores e derrocadas.

 

 

 

 

Nos últimos dias, as condições meteorológicas no Arquipélago da Madeira originaram episódios de elevada precipitação, vento forte a muito forte e extrema agitação marítima. Atualmente, o estado do tempo encontra-se condicionado pela passagem de uma superfície frontal, tendo como consequência episódios de vento moderado a forte e precipitação intensa.

De acordo com as condições meteorológicas, e respetivas previsões disponibilizadas pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), para o arquipélago da Madeira são de aguaceiros e condições favoráveis à ocorrência de trovoada; vento moderado a forte (20 a 40 km/h) do quadrante Oeste, soprando forte (35 a 50 km/h) com rajadas até 90 km/h nas terras altas.

Como consequência das condições meteorológicas adversas, foram registadas diversas ocorrências no município de Câmara de Lobos, que têm sido acompanhadas pelo Serviço Municipal de Proteção Civil e demais Agentes de Proteção Civil.

Atualmente, encontram-se registadas as seguintes ocorrências de maior gravidade: