TAP reforça voos para proteger passageiros, easyjet lamenta cancelamentos

Avião 330-200
A TAP reforço operação com o A330-200 para proteger passageiros que ficaram em terra devido ao cancelamento de voos em função do mau tempo. Foto José Luís Freitas

Nos últimos dias, o Aeroporto Internacional da Madeira Cristiano Ronaldo tem registado um funcionamento irregular em função das más condições atmosféricas, sobretudo os ventos fortes, que têm impedido a operacionalidade da pista, com vários cancelamentos que deixaram milhares de pessoas em terra.

Na operação Madeira-Lisboa, é de registar, no entanto, a decisão da TAP, a transportadora aérea nacional, que decidiu reforçar a frota com o A330-200, com o objetivo de proteger os passageiros que deveriam ter seguido viagem nestes dias e que se encontravam a aguardar o regresso à normalidade do aeroporto, o que ocorreu durante o dia de ontem.

Quanto à easyjet, a figura do cancelamento obrigou os passageiros a uma remarcação de voos, alguns com lugar uma semana depois do voo inicialmente previsto, não havendo por isso uma alternativa que permitisse proteger os passageiros que, ou estando de férias, teriam que forçosamente regressar aos trabalhos nos seus pontos de origem, ou mesmo os madeirenses que, no continente, tinham assuntos inadiáveis a tratar. Um incómodo sem dúvida, que tem sido frequente no aeroporto da Madeira, ainda mais nos últimos tempos.

Apesar disso, a easyjet enviou aos passageiros afetados pelos cancelamentos, uma mensagem lamentando o sucedido, formulando pedido de desculpas e propondo a resposta a um inquérito relativamente à forma como os serviços da companhia trataram o assunto, situação que, não resolvendo o problemas dos casos urgentes, representa uma disponibilidade mínima que a companhia poderia ter.