CDU denuncia insalubridade no Conjunto Habitacional dos Casais, no Arco de São Jorge

A CDU realizou uma visita ao Conjunto Habitacional dos Casais, na Freguesia do Arco de São Jorge, para abordar os problemas de insalubridade que afectam os moradores deste bairro social, pelo facto de existirem problemas recorrentes relacionados com a falta de limpeza da fossa séptica, por parte das autoridades competentes.  No final da visita o deputado da CDU, Ricardo Lume declarou que este conjunto habitacional começou a ser habitado em 2013, e, na época em que foi construído, pelo facto de não existir rede de esgotos na localidade (situação que permanece até hoje), foi construída uma fossa séptica para receber as águas residuais.

“Com o passar dos anos e com o aumento do número de moradores no Conjunto Habitacional dos Casais, é frequente que as águas residuais transbordem da fossa para as habitações, comportando riscos para a saúde, danificando electrodomésticos e mobília, bem como proliferando maus cheiros. Estes fenómenos nos primeiros anos aconteciam de seis em seis meses, actualmente acontecem com mais regularidade, podemos mesmo dizer que de dois em dois meses os moradores deste bairro são confrontados com esta triste realidade. A situação torna-se mais grave quando estamos a falar de habitações onde residem crianças”, disse Ricardo Lume.

A empresa ARM, que tem a responsabilidade do saneamento básico no concelho de Santana, só vem fazer a limpeza da fossa após o transbordo das águas residuais para as habitações, dizem os comunistas, que consideram que esta situação poderia ser minimizada se existisse mais regularidade na limpeza da fossa.