‘Sons da Adega’ junta prova de Vinho Madeira e Orquestra de Bandolins a 23 fevereiro

A iniciativa ‘Sons da Adega’, resultado da parceria entre a Direção de Serviços de Educação Artística e Multimédia (DSEAM) e o Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira (IVBAM), promove, desde 2012, ciclos de concertos onde o público é convidado a entrar no universo do Vinho Madeira, através da degustação, para posteriormente ser envolvido num ambiente musical intimista, protagonizado por um dos grupos desta direção de serviços.

O próximo concerto será no próximo dia 23 de fevereiro, na Adega do IVBAM, pelas 21h00.

Após cerca de meia hora onde poderá conhecer, apreciar e descodificar as sensações dos vinhos apresentados nesta sessão, o público poderá assistir ao concerto protagonizado pela Orquestra de Bandolins da DSEAM, que se apresenta com um reportório que privilegia a música contemporânea.

Foram selecionadas obras compostas especificamente para o bandolim e para o seu agrupamento característico, que procuram evidenciar a diversidade e o potencial da arte bandolinística.

Será apresentada, pela primeira vez neste espaço, a ‘Suite Carmen’, de Georges Bizet. Este momento irá contar com a colaboração da Tuna de Bandolins, grupo viveiro da atividade extraescolar de bandolim da DSEAM, numa iniciativa que junta em palco 33 músicos e procura apresentar o percurso musical dos bandolinistas mais novos e motivá-los para a partilha musical em palco.

Esta orquestra, com direção artística da responsabilidade da prof.ª Teresa Leão, foi criada em 1989 pela Secretaria Regional de Educação e é composta por 17 músicos.

Tem a sua base educativa na atividade de bandolim que é frequentada por cerca de 45 crianças e jovens, cujo principal objetivo é incentivá-las para a prática deste instrumento, aumentando os seus conhecimentos teóricos e práticos da música, de repertório e géneros musicais.