“Mulheres como Eu…” é espectáculo teatral para ver no dia 24 na Ponta do Sol

O Grupo de Teatro da Casa do Povo da Ponta do Sol, apresenta no próximo dia 24 de Fevereiro, no Centro Cultural John dos Passos, pelas 21h00, o espectáculo “Mulheres como Eu…” a partir de um texto de Luísa Costa Gomes, com adaptação cénica e encenação a cargo de Zé Abreu.

Este espectáculo, segundo nos informam, tem entrada livre e está direccionado para maiores de 12 anos. Segundo o encenador, esta peça foi concebida num conceito artístico de performance teatral e conta-nos várias histórias de amores e desamores, que podem ser muito bem parecidas com casos de tantas mulheres que conhecemos e de outras que desconhecemos.

“Em palco, estão cinco mulheres que vivem numa espécie de “prisão psicótica”. Por vezes falam sozinhas, num tremendo solilóquio, outras vezes dialogam com as companheiras que habitam naquele espaço que faz-nos lembrar um hospício. Representam o medo, o ódio, a culpa, mas também a doçura, a delicadeza e até o desejo da perfeição”, explica Zé Abreu.

Mais do que contar uma história, refere o encenador, o grupo pretende questionar a sociedade a partir das histórias destas mulheres comprometidas, outras divorciadas e com filhos por educar. Mulheres que se preocupam com temas que estão na ordem do dia, como as alterações climáticas, o problema da Amazónia, o problema da energia nuclear, a importância do exercício físico e a necessidade de termos uma alimentação saudável. Ao longo do espectáculo aborda-se a igualdade de direitos entre homens e mulheres, como membros de pleno direito de uma sociedade em franco desenvolvimento.

A história é interpretada numa linha de monólogos, que são interrompidos de vez em quando por fortes diálogos, entre estas mulheres que falam sobre assuntos que as desassossegam, como o medo de engravidar, o aborto, as separações, os filhos, a família, o emprego. Vivências de mulheres que apesar de se encontrarem envolvidas na sua loucura, na sua forma de estar, deixam transparecer que querem um mundo melhor.

As interpretações das personagens estão a cargo de Beatriz Moniz, Mónica Carvalho, Isabel Parker, Marta Vieira e Beatriz Mendes. A direçcão de cena está sob a responsabilidade de Ana Bonito, o desenho e operação de luz de luz com António Freitas e a costura foi feita por Gabriela Santos.

O espectáculo “Mulheres como Eu…” conta com o apoio da Direcção Regional de Cultura, do Centro Cultural John dos Passos e da Câmara Municipal da Ponta do Sol.