João Pedro Vieira novo secretário-geral do PS/M; Célia Pessegueiro, Avelino Conceição e Miguel Iglésias vice-presidentes

De acordo com uma informação do PS-Madeira, foram eleitos na manhã de hoje, no auditório do Centro Cultural John Dos Passos, na Ponta do Sol, os elementos que compõem os três órgãos da nova estrutura liderada por Emanuel Câmara, nomeadamente o secretariado, a  ice-presidência e a comissão política.

O novo secretário-geral do PS-M é João Pedro Vieira. Já Célia Pessegueiro, Avelino Conceição e Miguel Iglésias são os vice-presidentes do Partido. Quanto ao líder parlamentar, será anunciado na próxima quarta-feira.

Já no que diz respeito ao secretariado regional do PS-Madeira, foram eleitos Amândio Silva, Duarte Caldeira, Elisa Seixas, Gonçalo Aguiar, Lília Caldeira, Mariana Barbosa, Ricardo Catanho, Rui Caetano e Sofia Canha.

O PS dá conta de que todos os órgãos foram eleitos pela larga maioria da centena dos comissários regionais presentes, registando-se apenas oito abstenções.

Na conferência de imprensa relativa a este evento, Emanuel Câmara apresentou várias críticas ao Governo Regional, acusando-o de estar “bastante desorientado”.

“Hoje diz uma coisa, amanhã diz outra. Está sempre à procura de desculpas e os culpados estão sempre em Lisboa”, avaliou o novo líder do PS-Madeira, considerando que essa atitude por parte do Governo revela “desespero” e “falta de capacidade para resolver os problemas a nível regional”.

“Isso é um discurso que está gasto”, salientou Emanuel Câmara, dando como exemplo a construção do novo  hospital, o défice e a dívida da Madeira.

Já no que concerne às declarações do actual vice-presidente do Governo Regional, Pedro Calado, que disse que António Costa deveria pedir desculpas aos madeirenses, o presidente do PS-M declarou que quem tem de pedir desculpas aos madeirenses é o Governo Regional, por estar a hipotecar a autonomia da Madeira. Nesse sentido, deu o exemplo do diferencial fiscal, praticamente inexistente, neste momento, como consequência da “má governação” do PSD.

Emanuel Câmara entende que a forma de governar do Partido Socialista é diferente. “As pessoas estão em primeiro lugar”, afiançou. “O PS é um partido humilde e vai trabalhar ao lado dos madeirenses, criando a verdadeira alternativa na Região Autónoma da Madeira já em 2019”, prosseguiu o presidente do PS-M, que já tem Paulo Cafôfo como sendo o candidato às eleições do próximo ano.

“Para além da discussão de estratégias para ganhar as próximas eleições, esta Comissão Regional serviu para traçar algumas prioridades, como por exemplo, combater a desertificação e o problema demográfico nas zonas rurais e ainda traçar medidas para o ordenamento e desenvolvimento do território”, refere uma nota dos socialistas madeirenses.