Taekwondo madeirense já tem equipamento de competição olímpico, doado pelo Grupo Sousa

A Associação de Taekwondo da Madeira (ATKDM) procedeu no passado sábado, à apresentação pública dos novos coletes e capacetes electrónicos de competição, iguais aos usados nos Jogos Olímpicos, que foram cedidos à ATKDM no âmbito de um patrocínio exclusivo do Grupo Sousa. A apresentação, englobada na celebração de mais um aniversário desta agremiação, decorreu no complexo desportivo do Marítimo. Seguiu-se uma demonstração das técnicas desta arte marcial, pelos atletas do Club Sport Marítimo, com a presença do prof. Nuno Silva, coordenador das modalidades amadoras do clube.
O Grupo Sousa, recorde-se, foi já o responsável pela doação a esta Associação de um tatami (tapete especial) para a prática da modalidade, salvaguardando a integridade física dos atletas em caso de quedas e proporcionando a demarcação adequada das áreas de competição.

Este grupo empresarial fez-se representar pelo administrador Pedro Frazão, que sublinhou o interesse e o prazer do mesmo em apoiar o Taekwondo madeirense e dirigiu palavras de incentivo aos jovens atletas, aplaudindo o seu esforço e dedicação. Ao apoiar o desporto, o Grupo cumpre assim também uma função de apoio social, explicitou.
Por seu turno, o presidente da ATKDM, o mestre Mário Rodrigues, 4º Dan, agradeceu o precioso patrocínio concedido, enalteceu a importância do mesmo e elogiou o sentido de responsabilidade e de visão do Grupo Sousa, ao apoiar uma modalidade que, mau grado a sua grande valia e de ser um desporto olímpico, tem por vezes dificuldade em cativar apoios da sociedade civil, talvez por desconhecimento das grandes potencialidades que encerra.

Os atletas madeirenses de Taekwondo, que inclusive já começaram a conquistar títulos nacionais, fruto de uma aposta nas camadas mais jovens, e que têm obtido, de resto,boas classificações, ficam agora habilitados, com o novo material, a treinar em igualdade de circunstâncias com os restantes praticantes de Taekwondo do país.

O sistema de marcação electrónica de pontos nos coletes e nos capacetes que os atletas envergam, assinala sem margem para dúvidas o impacto dos golpes que, por vezes, dada a sua velocidade, podem suscitar interrogações na equipa de arbitragem. O novo sistema elimina essas dúvidas por completo tornando a competição mais justa.
A
Taekwondo é uma arte marcial coreana, também desporto olímpico, que coloca grande ênfase nos pontapés, muito rápidos, potentes e por vezes mesmo acrobáticos. Pode ser praticada em qualquer idade, com os devidos cuidados, e proporciona grande agilidade, elasticidade e rapidez de reacção. É um excelente exercício para todos e tem também uma forte vertente de defesa pessoal.