Capitania do Porto do Funchal faz avisos à navegação por causa do mau tempo

Foto: Rui Marote

Uma nota de imprensa da Marinha e da Autoridade Marítima Nacional vem alertar a população para as “prováveis consequências” da previsão de agravamento do estado do mar na costa norte da Madeira e no Porto Santo a partir da tarde de hoje. O alerta dirige-se sobretudo a toda a comunidade marítima, e à população em geral que frequente as zonas costeiras. As previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera apontam para a necessidade de cuidados, especialmente nas costas Norte, Oeste e Este da Madeira.

As previsões actuais apontam para ondulação vinda de norte e com vagas de cerca de seis metros. “Assim, à população em geral, recomenda-se que evitem a prática de passeios junto ao litoral, em especial na costa norte da ilha da Madeira e do Porto Santo”, refere o comunicado, assinado pelo comandante da Zona Marítima da Madeira, o capitão-de-mar-e-guerra Paulo Silva Ribeiro.

A comunidade marítima, por outro lado, deve manter-se precavida, reforçando, se necessário, a amarração das embarcações ou mesmo varando em local seguro os barcos de pequena dimensão. À comunidade piscatória e à comunidade da náutica de recreio, que se encontrem em actividade no mar, aconselha-se que busquem o porto de abrigo mais próximo.

Aconselha-se ainda a vigilância permanente e o acompanhamento da evolução da situação através dos avisos à navegação e da previsão meteorológica radiodifundidos pelo Subcentro de Busca e Salvamento Marítimo do Funchal e pela Capitania do Porto. Deve-se evitar sair para o mar até que as condições melhorem.

Os canais para as comunicações de emergência, bem como a linha de emergência telefónica – 291 213 112 – o meio naval da Marinha atribuído à Zona Marítima da Madeira, e os meios marítimos das Capitanias do Funchal e do Porto Santo, designadamente das Estações Salva-Vidas, encontram-se em permanente alerta e prontidão para responder a pedidos de socorro no mar.