Dia Vicentino no Funchal destaca apoio aos carenciados

Vicentinos Dia
O Dia Vicentino realiza-se no domingo 18 de fevereiro.

Sílvio Mendes

No primeiro domingo da Quaresma, dia 18 de fevereiro, vai realizar-se o Dia Vicentino, organizado pelo Conselho Central do Funchal da Sociedade de São Vicente de Paulo e que decorrerá na Escola da Apel, Funchal, com início às 10h30 e encerramento após a Eucaristia celebrada pelas 16h30.
É o encontro dos elementos das 38 Conferências de São Vicente de Paulo existentes na Madeira e Porto Santo, cuja missão é ajudar os carenciados.
O tema desse Dia Vicentino será apresentado pelo Padre Pedro Nóbrega, pároco da Nazaré, Funchal.
Às 13 horas haverá o almoço na cantina da Escola da Apel, sendo custeado pelo Conselho Central do Funchal da Sociedade de São Vicente de Paulo e às 14h30 haverá espaço para as informações, seguindo-se às 15 horas os testemunhos Vicentinos em que os diversos elementos das Conferências apresentam alguns aspetos relevantes verificados na sua ação voluntária de apoio aos pobres.
A missa que encerra este Dia Vicentino será animada liturgicamente com os cânticos do grupo coral da paróquia de Gaula, sendo o ofertório organizado pela Conferência de São Vicente de Paulo da paróquia da Nazaré.
As Conferências de São Vicente de Paulo, ou Conferências Vicentinas, designação comum dada à Sociedade de S. Vicente de Paulo, foram fundadas em França pelo jovem universitário António Ozanam e o seu grupo de amigos, em abril de 1833.
O objetivo deste movimento de Igreja é trabalhar na santificação pessoal dos seus membros, praticando a caridade cristã junto dos pobres e de todos os marginalizados, e promovendo a justiça e a reconciliação social.
A primeira Conferência Vicentina fundada em Portugal foi em Lisboa no dia 27 de setembro de 1859.
A segunda conferência portuguesa foi fundada em 10 de janeiro de 1875 na paróquia de São Pedro no Funchal.
Os vicentinos trabalham em 148 países, com 45 mil Conferências e um número aproximado de 720 mil membros