Almirante Silva Ribeiro deve estar na Madeira em Março para os 25 anos do Comando Operacional

O almirante Silva Ribeiro com o ministro da Defesa, aquando de uma visita às Selvagens. (foto Rui Marote)

*Com Rui Marote

O Comando Operacional da Madeira comemora 25 anos no próximo dia 23 de Março. Segundo apurou o Funchal Notícias, realizar-se-á uma parada comemorativa na Praça do Povo, estando ainda prevista a realização de conferências.

Uma outra forma de assinalar a efeméride deverá ser a realização de um mural alusivo, em São Martinho, nas instalações do Comando Operacional.
Esta efeméride deverá contar ainda com a presença, no Funchal, da patente máxima das Forças Armadas, o chefe de Estado Maior. O actual chefe de Estado Maior, general Pina Monteiro, cessa funções em Fevereiro, devendo ser agora nomeado um oficial de Marinha, uma vez que o cargo é rotativo, sendo sucessivamente preenchido por oficiais dos três ramos das Forças Armadas, ou seja, Exército, Marinha e Força Aérea.
O actual Comandante Operacional da Madeira, general Carlos Perestrelo, que também participou na visita às Selvagens em Agosto de 2017.  (Foto Luís Rocha)
Prevê-se que quem será nomeado seja o almirante Silva Ribeiro, um militar que é o actual chefe de Estado Maior da Armada e que tem tido uma ligação bastante activa à Região Autónoma da Madeira.
Na realidade, foi este almirante que mandou realizar as novas instalações para a Marinha e a Polícia Marítima nas Selvagens, e aumentar a vigilância daquela zona, tendo ainda colocado novas embarcações ao serviço quer no Porto Santo, quer na Madeira.