Telemedicina e telesaúde em breve em debate no Funchal; Sobrinho Simões é um dos palestrantes

É já na próxima quarta-feira que será oficialmente apresentado o II Fórum TELESALUT@ da Sitt e a 4ª Jornada Luso-Brasileira de Telemedicina e Telesaúde e I Encontro Regional da Telesaúde da RAM, que se realizam as 19 e 20 do corrente mês de 2018. Estes eventos realizar-se-ão numa unidade hoteleira do Funchal, o Meliá Madeira Mare.

Nestas jornadas, analisar-se-á o impacto das novas tecnologias na prática da medicina e dos cuidados de saúde, conforme refere o presidente da Comissão Directiva da Ordem dos Enfermeiros, Élvio Jesus, da comissão organizadora: “…Tal como no passado, também no futuro as TIC continuarão a modificar o modo de prestação de cuidados, ao ponto de ser já lugar-comum afirmar-se não fazer muito sentido falar-se em e-saúde ou saúde digital. De facto, de acordo com as leges artis, ele requer, per se, a incorporação e a adequação de todos os recursos disponíveis, incluindo os tecnológicos particularmente nas localidades mais distantes, dispersas ou de acessibilidade e orografia difíceis, como são as regiões insulares”. Por sua vez o ilustre cientista e médico Manuel Sobrinho Simões considera, numa introdução ao evento, ser “(…) difícil, se não mesmo impossível, identificar um “mundo” tão importante para o futuro da anatomia patológica/patologia cirúrgica como o da patologia digital”.

Entre os participantes nestas palestras, estarão múltiplos médicos, enfermeiros e outros especialistas na área da saúde, entre os quais o próprio Sobrinho Simões. A organização é da Ordem dos Enfermeiros e da Sitt.