Jaime Moniz participa no estudo principal do programa PISA para avaliar a literacia

Na sequência do repto do IAVE-Instituto de Avaliação Educativa, a Escola Secundária Jaime Moniz  aceitou participar no programa PISA-Programme for International Students Assessment, desenvolvido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).

Segundo um comunicado da ESJM, trata-se de uma avaliação da literacia de leitura, matemática e científica dos alunos de 15 anos de cerca de 80 países/economias de todo o mundo.

Portugal participa no PISA desde a sua primeira edição, em 2000, e vai voltar a participar em 2018, tendo contado sempre com a participação empenhada das escolas e dos alunos de cada país.

O que é também pedido à ESJM e demais estabelecimentos escolares será a colaboração no estudo principal deste Programa, que consiste na aplicação do teste PISA a uma amostra de 46 alunos selecionados aleatoriamente de entre os alunos de 15 anos que frequentam a escola.

O teste deverá ser aplicado num dia a acordar com o professor coordenador de escola, de 1 a 23 de março ou de 9 a 24 de abril.

O teste envolve uma aplicação em computador para a qual será necessário contar com o parque informático da escola.