Albuquerque esteve hoje na apresentação de projecto científico

O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, esteve hoje, pelas 10 horas, no lançamento do projecto “GoJelly – A gelatinous solution to plastic pollution”, no Hotel Quinta do Lorde Resort Marina.

Este projecto, no valor de 6 milhões de euros, foi recentemente aprovado pela Comissão Europeia, e é a primeira participação da Madeira na área da Economia Azul do Programa Horizonte 2020, em que o Observatório Oceânico da Madeira (OOM), unidade de investigação da Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação (ARDITI) é um dos 15 parceiros do consórcio, que inclui ainda representantes da Alemanha, Noruega, Itália, Alemanha, Eslovénia, Israel e China, conforme o FN já deu conta.

O projecto é liderado, em Portugal, pelos investigadores doutorados do OOM, Carlos Andrade e João Canning Clode, que trabalham nas áreas de aquacultura e ecologia. O projecto visa desenvolver, testar e promover uma solução gelatinosa, que será processada através de matéria-prima proveniente de medusas (jellyfish), para servir de filtro à poluição de microplásticos.