Voto de pesar pela morte de João Pestana aprovado por unanimidade na reunião de Câmara do Funchal

joaopestana“João Pestana faz parte do imaginário do Funchal. O fotógrafo dedicou a sua vida a captar os momentos singulares dos madeirenses, em geral, e funchalenses em particular, apreendendo a génese do nosso povo. Os costumes, a beleza natural e os sítios mais icónicos estiveram, numa ou outra altura, sob a objetiva deste profissional e ser humano excecional”

Esta foi uma parte da argumentação que o PSD apresentou na reunião de ontem da Câmara Municipal do Funchal para justificar o voto de pesar pela morte de João Pestana, uma figura conhecida na cidade que durante a sua vida dedicou grandes momentos à imagem e à arte da fotografia. O voto foi aprovado por unanimidade.

Lembram os vereadores do PSD que “o seu trabalho valeu-lhe, ao longo dos seus 88 anos de vida, inúmeras distinções. A Câmara Municipal do Funchal atribuiu, em 2014, a Medalha de Ouro de Mérito Municipal, em virtude do vasto contributo para a cultura da cidade. No ano de 1992, o Governo Regional distinguiu João Pestana por Mérito Cultural. Em 2005, o fotógrafo recebeu das mãos do Presidente da República, por ocasião das comemorações do 10 de Junho, o título de Oficial da Ordem de Mérito”, não deixando de focar a sua incursão pelo cinema.

“A memória do fotógrafo permanecerá para sempre na cidade do Funchal, dado o seu espólio, de valor incalculável, que constitui uma parte importante da cultura do município e da Região”, refere ainda o documento que foi a votos na Câmara do Funchal.