Fátima Lopes e Nini Andrade revelam “segredo” do sucesso no “Liceu”: “metade talento, metade trabalho!”

30 anos depois, duas madeirenses com prestígio internacional voltaram hoje ao “Liceu”/Escola Secundária Jaime Moniz. Fátima Lopes e Nini Andrade Silva revisitaram a sua escola secundária de origem, não para terem aulas, mas para serem distinguidas pelo conselho executivo, no âmbito da comemoração dos 180 anos desta instituição escolar.

No dia 4 de outubro deste ano, data da comemoração dos 180 anos do “Liceu”, a direção prestou homenagem também a antigos alunos que se destacaram nos vários domínios, a nível nacional e internacional. Na oportunidade, Fátima Lopes e Nini Andrade Silva estiveram ausentes com compromissos profissionais no estrangeiro. Agora de férias na Região, foi criada a oportunidade para ambas receberem a homenagem prometida, figurando entre outros nomes de relevo, no renovado núcleo museológico “O Lyceu”,  pelo sucesso obtido a nível nacional e mundial.

A conceituada designer de interiores, Nini Andrade Silva, frequentou a ESJM entre 1974-1980. Um ano depois, entrou no “Liceu” a famosa estilista Fátima Lopes. Décadas depois, a direção deste estabelecimento escolar junta as suas molduras a outros antigos alunos que se têm destacado, pelo seu mérito, no panorama nacional e internacional. Jorge Moreira de Sousa pretende com esta homenagem “dar um sinal aos alunos de hoje, de modo a que ambas as prestigiadas carreiras das homenageadas sirvam de inspiração para que os estudantes também se afirmem no mundo com os seus méritos”.

As homenageadas mostraram-se sensibilizadas com a distinção da Escola. Foi o reavivar de uma “memória longínqua”, passear pelos corredores, recordar o ginásio, as aulas e toda uma atmosfera que o tempo não apaga. Nini Andrade salientou o simbolismo do dia de hoje, aniversário do seu pai. Uma forma de mostrar-lhe que, mesmo não tendo obtido grandes notas na escola, conseguiu fazer algo interessante na Região e no mundo.

Nini Andrade e Fátima Lopes deixaram uma mensagem à comunidade escolar, em particular aos alunos: “O mais importante é acreditar sempre. É preciso olhar além da dimensão regional. Mas não se pode ficar à espera que as coisas caiam do céu, há que ir sempre à luta, com otimismo e firmeza”. Fátima Lopes sublinhou: “O sucesso conquista-se acreditando, lutando; metade é talento e metade é trabalho”.

À espera de Fátima Lopes, no próximo ano, está o lançamento da coleção de calçado em Milão, e depois um desfile de moda em Paris. Nini promove o Bordado Madeira no exterior, desenha uma casa em Tóquio e decora um hotel em Miami. Mas não só: tem toda uma equipa com a responsabilidade do design de interiores do Savoy Palace Hotel.

“Não deixem de acreditar”, reiteraram as duas madeirenses aos estudantes. A convite da Escola, voltarão provavelmente em maio para falar diretamente aos alunos e partilhar as suas experiências de vida.

Entretanto, a ESJM aguarda quer o Presidente da República marque a data da sua visita, que deverá acoontecer ao longo de 2018, estando à sua espera uma exposição itinerante dos Presidentes da República, para ser inaugurada e rodar pelas escolas, numa iniciativa da Presidência da República.

O Núcleo Museológico “O Lyceu” passará também, após a inauguração de Marcelo rebelo de Sousa, a promover visitas guiadas ao exterior.