Rita Andrade prometeu hoje retirar amianto dos bairros até ao final do ano que vem

A governante com a pasta da Inclusão e Assuntos Sociais prometeu hoje no parlamento regional que o amianto será integralmente retirado do parque habitacional da RAM até ao final do próximo ano. Uma questão que levou a oposição a inquirir porque não foi isso feito até agora, já que esse assunto vem sendo falado já há muito tempo.

Outras questões colocadas foram, por exemplo, o que será feito com o amianto retirado,  sabendo-se que deverão ser tomados grandes cuidados na retirada do fibrocimento por causa das fibras que solta e que, é sabido, causam o cancro. Gil Canha? deputado independente, interpelou a secretária regional Rita Andrade sobre esta questão, afirmando que já foi retirado amianto de escolas da RAM enquanto havia “alunos a brincar ao lado”, e que “não se sabe como esse amianto foi transportado e em que aterro terminou”.

Rita Andrade respondeu assegurando que o amianto é transportado para o continente devidamente encapsulado em contentores, de acordo com a legislação vigente, e a cargo de empresas especializadas.