JPP foi à Mostra da Tangerina e pede mais fiscalização para valorizar a produção da Região

 

O JPP esteve domingo na III Mostra da Tangerina, que se realiza em Santa Cruz, uma iniciativa que pretende valorizar os produtores e a produção deste fruto tradicional madeirense na época de Natal.

“Ouvimos as preocupações dos produtores e registamos algumas dificuldades na produção, divulgação e mostra do seu produto. Entre elas, está o problema das pragas e doenças muito comuns nos citrinos, essencialmente pela falta de um projeto estruturado para a implementação de tratamentos fitossanitários, por parte da Secretaria Regional da Agricultura”, realçou a deputada Patrícia Spínola.

Esta parlamentar do “Juntos pelo Povo” salientou que os produtores continuam a aguardar pelo cumprimento da promessa do Governo “para a instalação de uma Estação de Quarentena, que permitiria controlar a produção que vem do território nacional e com ela traz também muitas pragas e doenças”. Esta estação serviria para “despiste dos produtos vegetais que chegam à Região, evitando problemas que têm vindo a prejudicar os agricultores madeirenses”.

Por outro lado, a fiscalização é uma necessidade premente apontada pelos agricultores. “A tangerina importada deveria chegar à Região sem folha, exactamente por causa das questões fitossanitárias. Por outro lado, alguns produtores misturam a tangerina regional com a importada e dizem que é para vender como se fosse exclusivamente produção da Região, enganando o consumidor”, explicou Patrícia Spínola, apontando o dedo ao Governo Regional “que não põe no terreno mecanismos de fiscalização e não dá segurança aos agricultores, para continuarem a apostar nesta produção, valorizando a qualidade do produto regional”.