Calheta realiza amanhã a XIX edição do Convívio de Natal para as crianças do Pré-Escolar e do Ensino Básico

O Município da Calheta promove, amanhã, dia 14 do corrente mês de Dezembro, entre as 10h00 e as 13h00, no Pavilhão do CDR Prazeres, a “XIX Edição do Convívio de Natal para crianças do Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico”.

Este evento contará com a presença do presidente da Câmara Municipal da Calheta, Carlos Teles, e do director Regional de Inovação e Gestão, António Lucas, em representação do secretário Regional da Educação.

Como a própria denominação indica, esta actividade, que se traduz num grande espectáculo de animação e convívio natalício, conta com 19 anos de historial, vindo-se a assumir como um momento municipal de encontro e partilha de valores entre toda a comunidade educativa do concelho, afirma a edilidade calhetense.

Este ano estarão aproximadamente cerca de 700 crianças presentes no pavilhão dos Prazeres, acompanhadas pelo pessoal docente e não docente das suas respectivas escolas. Para além de discentes, docentes e não docentes, são muitos os encarregados de educação que se associam à iniciativa, fazendo deste evento um grande momento de apoio e expressão daquela que é a visão de política educativa municipal que se pretende sedimentar, refere comunicado da autarquia.

Esta iniciativa visa proporcionar a todas as crianças participantes momentos de convívio, solidariedade e animação natalícia, imbuídos pela educação e fruição artística e pelo respeito ambiental. Para a concretização destes intentos, a autarquia disponibiliza o transporte necessário, o espectáculo de animação, os lanches e, no final será oferecido um brinquedo a cada criança presente.

Paralelamente ao evento, e uma vez mais, a autarquia lançou o desafio às escolas para que construíssem elas próprias a sua árvore de Natal e/ou Presépio com materiais reutilizados e reciclados para decorar o espaço. O resultado são 9 originais e criativas árvores de Natal, reveladoras das capacidades artísticas de discentes e docentes, promovendo-se assim mais um projecto de educação ambiental numa época de muito consumo e muita produção de resíduos sólidos.

Do programa, preparado com a “prata da casa”, constam várias formas de expressão artísticas e culturais, entre as quais animação com o grupo “Amigas da Pequenada”; actuação com os artistas mais pequeninos desta festa, da Pré (4 e 5 anos), da EB1/PE do Estreito da Calheta, que apresentarão a “Dança do Bailinho da Madeira”, sob orientação do professor Duarte Sumares;  participação do Núcleo de Ginástica Acrobática da Escola Básica e Secundária da
Calheta, com a apresentação da coreografia baseada no tema “Escravatura – Resiliência, Revolta e Liberdade”, sob a orientação da Prof.ª Clara Gouveia; actuação da Banda Rock da Escola Básica e Secundária da Calheta, orientada pelo prof. Almindo Fernandes; momento Musical com a participação do Clube de Música da EB123/PE Prof. Francisco Manuel Santana Barreto (Fajã da Ovelha), sob a orientação do prof. José Manuel Fernandes; actuação dos alunos do 4º ano de todas as Escolas do 1º Ciclo do Município, sob a orientação dos professores de Expressão Musical e Dramática, Carla Jardim, Celso Gonçalves, João Camacho e Miguel Ângelo Gomes.
As intervenções do edil e do director Regional de Inovação e Gestão, estão previstas para as 10h00. Haverá entrega de prendas a todas as crianças.