Arquivo Regional recebe documentos de Horácio Bento de Gouveia

O Governo Regional da Madeira, através da Secretaria Regional do Turismo e Cultura assina, amanhã, dia 7 de dezembro, um contrato de depósito com a Casa Museu Dr.º Horácio Bento Gouveia, cerimónia que terá lugar pelas 12.00 horas, no Auditório do Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira (ABM).

A sessão conta com a presença da Secretária Regional do Turismo e Cultura, como primeira outorgante, e a Casa Museu Dr.º Horácio Bento Gouveia, representada pela sua proprietária e diretora, Dra. Maria Fátima de Gouveia Soares.

Segundo uma nota de imprensa hoje divulgada, com a assinatura deste contrato, o ABM recebe um total de 289 monografias, 42 títulos de periódicos (149 existências) e 4 documentos de material não livro.

Por sua vez, o arquivo da família Bento Gouveia conta com 23 pastas e 3 caixas e engloba documentos pessoais, manuscritos literários, originais dactilografados e anotados de obras, correspondência, artigos de jornais, entre outros documentos.

A documentação entrada será objeto de tratamento documental e digitalização, para posterior disponibilização ao público em geral.

Na ocasião, será aberta ao público a exposição dedicada ao autor, com o título O Natal / a “Festa” nas Crónicas de Horácio Bento de Gouveia, visando assinalar a quadra natalícia com uma mostra que divulga alguns aspectos do Natal – ou da “Festa” – na Madeira, tais quais são descritos pelo escritor madeirense, em crónicas de imprensa periódica.

A acompanhar esta iniciativa, haverá, também, uma mostra bibliográfica dos romances, estudos e coletâneas de crónicas e artigos jornalísticos do mesmo autor.

A Exposição ficará patente ao público até ao final do próximo mês de janeiro.

Neste enquadramento, será importante referir que o Serviço Educativo promove visitas orientadas para os alunos do ensino secundário e universitário, mediante inscrição prévia.