Madeira Camerata actua hoje no Salão Nobre da ALRAM, com o bandolinista Norberto Cruz

A Madeira Camerata, agrupamento interno de música de câmara da Orquestra Clássica da Madeira, apresenta-se hoje, pelas 18 horas, em concerto no Salão Nobre da Assembleia Legislativa da Madeira.

O concerto conta com o bandolinista madeirense Norberto Cruz como convidado especial, um músico formado inicialmente na Madeira e posteriormente em Itália, com uma carreira internacionalizada.

O programa é o seguinte:

Arcangelo Corelli (1653 – 1713)  – Concerto Grosso “Feito para a noite de Natal” Op.6 No.VIII

Johannes Sebastian Bach (1685 – 1750)  – Ária da Suite em Ré

Georg Friedrich Händel (1685 – 1759) / S. Aslamasian- Passacaglia

António Vivaldi (1678 – 1741)  – Concerto para bandolim, violinos e baixo contínuo em Ré Maior, RV 93

António Vivaldi (1678 – 1741)  – Concerto para bandolim, violinos e baixo contínuo em Dó Maior, RV 425

António Vivaldi (1678 – 1741)  – Concerto Alla Rustica em Sol maior RV.151

Norberto Gonçalves da Cruz, concertista afirmado e reconhecido no bandolim internacional, apresentou-se já como solista em Portugal, Itália, Estónia, Bulgária, Espanha, Brasil, Áustria, onde colaborou com importantes entidades como o Teatro alla Scala, em Milão, o Teatro Fenice em Veneza e Orquestra “Roma Sinfonietta” de Roma. Exibiu-se sob a direcção de prestigiados maestros como Mstislav Rostropovich e Riccardo Muti, e ao lado de músicos de renome internacional, tais como Andrea Bocelli, Noa, Placido Domingo e Júlio Pereira. É um dos fundadores, juntamente com Emanuele e Buzi Valdimiro Buzi, o “Quinteto a Plettro Giuseppe Anedda”, recebendo em 2012 a Medalha de Representação do Presidente da República italiana. É considerado um dos bandolinistas portugueses de maior prestígio, recebendo sempre grande aclamação de público e da crítica. Formou-se com menção honrosa no Conservatório Superior “Alfredo Casella” de L’Aquila, sob a orientação de uma das mais prestigiadas bandolinistas do mundo, Dorina Frati. Actualmente é professor de bandolim no Conservatório Escola Das Artes da Madeira.

A Madeira Camerataé constituída pelos violinistas Norberto Gomes, Olena Soldatkina, Nshan Chalikyan, Parandzem Khachkalyan, Valeriy Perzhan e Edina Tenki. Integram-na também o violetista Volodymyr Petryakov, Marina Gyumishyan e Iryna Bandura no violoncelo, e Gábor Bolba no contrabaixo.

Os bilhetes custam entre 15€ e 5€ e estão disponíveis no dia do concerto no local, a partir das 14:00.