Funchal apresenta em Lisboa estratégia municipal para o Turismo

CÂMARA Funchal Turismo
A estratégia municipal para o Turismo será alvo de apresentação na Câmara de Lisboa.

O Departamento de Economia e Cultura (DEC) da Câmara Municipal do Funchal apresenta amanhã, no Encontro de Quadros da Câmara Municipal de Lisboa 2017, a sua Estratégia Municipal de Turismo. A Autarquia da capital seleciona, anualmente, vários projetos de todo o país para apresentação na cimeira entre os seus profissionais e a candidatura do Funchal foi, neste caso, bem-sucedida, com a organização a considerar que “o projeto «Funchal é Mais Turismo» muito contribuirá para o enriquecimento deste evento com expressão nacional”. O encontro decorre esta quinta e sexta-feira, no Fórum Lisboa.

Sob o mote “Sabemos, Fazemos, Partilhamos”, serão partilhados projetos de todo o país, considerados de referência no âmbito municipal. O encontro visa a troca de experiências em torno de práticas de excelência com impacto na cidade e na vida dos munícipes, promovendo trabalhos em parceria. Para além de um conjunto de workshops, visitas, vídeos e posters, serão debatidos vários temas, tais como: mobilidade e acessibilidade; inovação, organização e economia; património e herança cultural; qualidade de vida e ambiente; inclusão e cidadania; habitação e espaço público; marcas e produtos; e, finalmente, turismo, desporto e identidade local, painel onde terá voz o Funchal, através da responsável pelo DEC da Autarquia, Raquel Brazão.

Recorde-se que, no passado mês de julho, o Funchal recebeu o prémio Município do Ano Regiões Autónomas 2017, justamente através da Estratégia Municipal de Turismo, tendo o mesmo sido atribuído pela Universidade do Minho, através da plataforma UM-Cidades, naquela que foi a 4ª edição do concurso. O Funchal foi, então, o único Município nomeado do Arquipélago da Madeira.

O Presidente da Câmara Municipal do Funchal, Paulo Cafôfo, enaltece que “a apresentação no encontro anual de quadros da Câmara de Lisboa é mais um reconhecimento para uma estratégia que tem sido central para este Executivo, desde o primeiro mandato. Nos últimos dois anos, assumimos como objetivo estrutural qualificar o produto turístico do Funchal, assentes na premissa de que os Municípios têm um papel determinante nos bons resultados de qualquer Região a esse nível”

Desde o ano passado, o Município lançou o portal Visit Funchal, criou um posto de turismo municipal que chegou aos 120 mil visitantes no primeiro ano (média de 10 mil atendimentos por mês), disponibilizou aplicações móveis como o JiTT.Travel Funchal, mapas como o USE-it, o Percurso da Geodiversidade do Centro Histórico do Funchal, o mapa Funchal para Famílias e diversos roteiros acessíveis da cidade, abriu infraestruturas de desporto e lazer, como o Lido, o Skatepark do Funchal ou os Ginásios ao Ar Livre, apostou em eventos como o Ecotrail, e investiu numa oferta cultural sem paralelo no concelho, “uma lista de conquistas que têm definitivamente contribuído para qualificar, enriquecer e diferenciar a nossa oferta turística