Conselho Regional do PSD-M diz que orçamento para 2018 está “profundamente comprometido com as Áreas Sociais”

Fotos DR.

O Conselho Regional do PSD/Madeira, reunido hoje em Machico, procedeu à análise dos pontos em agenda e aprovou as seguintes conclusões:
⦁ O Conselho Regional valoriza e agradece o empenho e a dedicação dos autarcas, militantes e simpatizantes do PSD/Madeira nas últimas eleições autárquicas.
⦁ O PSD continua a ser o partido mais votado e o partido em quem os madeirenses mais confiam, embora não tenham sido atingidos todos os objectivos eleitorais propostos pelo Partido para estas eleições.
⦁ Isso não nos impede de reflectir e de procurar outras formas de acção e de sensibilização políticas que permitam manter o PSD na liderança do projecto autonómico da Região. Um projecto mais justo, solidário e inclusivo, como é a nossa matriz social-democrata.
⦁ O Conselho Regional reconhece o trabalho desenvolvido pelo Governo Regional no cumprimento dos compromissos assumidos com os madeirenses e com os porto-santenses, plasmados nos orçamentos regionais de 2016 e de 2017, com continuidade na proposta de Orçamento da Região para 2018.
⦁ Depois do equilíbrio das contas públicas e da recuperação económica e social, estamos, para 2018, perante um documento profundamente comprometido com as Áreas Sociais, com grande enfoque na prevenção em saúde, no combate à indisciplina e ao abandono escolar, assim como na retoma de alguns investimentos públicos, na consolidação do crescimento económico e consequente redução das taxas de desemprego, à semelhança do que se tem verificado nos últimos anos, e na continuação da diminuição da carga fiscal associada à devolução progressiva dos rendimentos das famílias.
O Conselho Regional vê com preocupação a proposta de Orçamento do Estado para 2018, o qual, uma vez mais, é omisso em relação a matérias extremamente relevantes para a Madeira, como o são, entre outros, os casos do novo hospital, das dívidas acumuladas referentes aos subsistemas de saúde ao Serviço Regional de Saúde, da redução dos juros da dívida ou da devolução das verbas relativas à sobretaxa do IRS.
⦁ Estas omissões na proposta do Orçamento não vão impedir o PSD/Madeira, em sede especializada, de apresentar as propostas adequadas e garantir a efectivação destas legítimas aspirações dos madeirenses e porto-santenses.
⦁ Depois do esforço de consolidação financeira e orçamental exigido à Madeira, cumprido com sucesso e com o esforço de todos os madeirenses, é chegada a hora da Região ser compensada, exigindo para tal que apenas sejam cumpridas aquelas que são as obrigações do Estado para com a nossa Região Autónoma.
⦁ O Conselho Regional aprovou o regulamento para a eleição das Comissões Políticas de Freguesia do PSD/Madeira. As eleições vão acontecer no próximo dia 6 de Dezembro, entre as 18h e as 20h, nas sedes do PSD.
⦁ O Jantar de Natal do PSD/Madeira acontecerá no próximo dia 7 de Dezembro, a partir das 19h30, no Madeira Tecnopolo.