Redução demográfica obriga a rigor de qualidade e formação no desporto, diz Jorge Carvalho

jorge carvalho
Jorge Carvalho foi a uma conferência de debate sobre Educação e Desporto lançar um alerta sobre a realidade da redução demográfica e a futura prática desportiva.

A conciliação entre a atividade desportiva e a formação académica do praticante foi o tema de uma conferência sobre “Desporto e Educação”, cuja sessão de abertura foi presidida pelo secretário regional da Educação. Um momento para Jorge Carvalho lançar um alerta para a redução demográfica: “A realidade da redução demográfica deve merecer atenção. Não é só o sistema educativo que irá sofrer com a redução demográfica, é também o setor desportivo. É bom termos essa realidade bem presente. Há concelhos que têm nascimentos à volta dos 20, 25, que não terão, no futuro, jovens para determinados desportos coletivos. Em 2000 tivemos 3200 nascimentos, mas em 2014 foram inferiores a 1800. Se vamos ser menos, temos a obrigação de ter um melhor desempenho e oferecer melhores condições de formação”.

Jorge Carvalho considera que esta é uma temática “que nos tem preocupado e resulta de um conjunto de realidades com as quais hoje, a Região, percorrido um caminho significativo, no desporto e na Educação, está em condições de oferecer aqueles que são os nossos jovens, estudantes e atletas”.

Para o governante, é importante a reflexão sobre aquilo que pode ser articulado entre a Educação e a atividade desportiva, focando o papel da escola onde a iniciativa se realiza, a Jaime Moniz, que tem uma turma com horário específico que vai ao encontro das exigências.