Ensemble Regina Pacis da DSEAM actua no dia 12 na igreja da Boaventura

O Ensemble Vocal Regina Pacis da Direcção de Serviços de Educação Artística e Multimédia realiza, no próximo dia 12 do corrente mês, pelas 16 horas, na Igreja da Boaventura, em São Vicente, um concerto e solenização de Eucaristia.

Este ensemble foi constituído pela maestrina Zélia Gomes em Outubro de 2001, na dependência da Secretaria Regional de Educação, visando dar a conhecer ao público a polifonia renascentista, sendo o primeiro grupo deste género musical na Madeira. Embora a polifonia renascentista seja o foco do seu trabalho, o seu repertório não se limita a este género. A sonoridade deste grupo é propícia a que se crie um ambiente intimista com o público devido à cumplicidade existente entre os seus elementos, “onde as vozes se fundem de forma harmoniosa, proporcionando um ambiente celestial e de grande elevação espiritual”, diz a DSEAM.

Actualmente, o grupo é constituído por 11 elementos distribuídos por 4 naipes (soprano, alto, tenor e baixo) sendo que, e de acordo com o repertório, se fazem apresentar a 5 ou mais vozes, como será possível presenciar neste concerto. O repertório deste momento incidirá nalguns temas renascentistas de diferentes compositores tais como Charles Gounod, Mozart, Bach e Nicholas White.