Governo cede à Gesba gratuitamente por 30 anos 13 mil m2 de terreno no Lugar de Baixo

O Centro de Bananicultura, neste local, dará lugar ao “Centro de Investigação e Experimentação de Banana da Madeira (CIEBM)”.

O Governo Regional autorizou a cessão a título precário e gratuito, à sociedade denominada GESBA-Empresa de Gestão do Sector da Banana, Lda., uma parcela de terreno com a área de 13.840m2, do prédio misto, com a área total de 14.565m2, localizado no sítio do Lugar de Baixo, da freguesia e município da Ponta do Sol.

É neste terreno que a Gesba pretende implementar um “Centro de Investigação e Experimentação de Banana da
Madeira (CIEBM)”, de modo a dotá-lo de todas as condições necessárias para prestar apoio aos produtores no que respeita à produção e à implementação de um referencial de qualidade reconhecido pelo mercado, bem como para desenvolver atividades de investigação e de experimentação de novas técnicas agrícolas que possam contribuir para o desenvolvimento do setor da Banana da Madeira.
O prazo da cessão é de 30 anos, podendo e sempre que se mostrem preenchidos os pressupostos que a fundamentaram, ser prorrogada por períodos de 10 anos.
O investimento a realizar pela GESBA, no desenvolvimento do projeto de requalificação e modernização do CIEBM, foi declarado de interesse público m 2016.
Não obstante a capacidade financeira da GESBA para desenvolvimento do projeto, aquela empresa pública prevê lançar mão de fundos comunitários, respeitantes à vertente agrícola, nomeadamente ao PRODERAM 2020.
O investimento a efetuar na remodelação, modernização e reconversão do Centro de Bananicultura, está estimado em cerca de €1.615.000,00 (um milhão seiscentos e quinze mil euros).