Câmara do Funchal aprova voto de louvor proposto pelo PSD ao clube “Os Especiais”

psd-cmf. reuniao 2-11-2017
Os vereadores do PSD apresentaram hoje, na reunião da Câmara do Funchal, um voto de louvor ao clube desportivo “Os Especiais”. O voto foi aprovado.

“Pelo trabalho que vem sendo realizado, desde há largos anos a esta parte, sempre com excelentes resultados nacionais e internacionais, a Câmara Municipal do Funchal louva o Clube Desportivo “Os Especiais”, não só pelos resultados desportivos agora alcançados, como também pela vasta contribuição social na área da Inclusão”. Esta é uma parte do voto de louvor apresentado hoje, pelos vereadores do PSD, e aprovado na reunião da Câmara do Funchal.

Este voto surge num contexto em que decorreram, entre 12 e 15 de outubro, os campeonatos internacionais para atletas com Síndrome de Down, em Gaia. Participaram neste certame 109 atletas, de 15 países diferentes, nas modalidades de Basquetebol, Atletismo, Judo e Ténis de Mesa.

O facto de integraram a delegação portuguesa nestes Campeonatos 5 atletas e 2 treinadores do Clube Desportivo “Os Especiais”, que competiram no Atletismo e no Basquetebol, foi o mote para que o PSD apresentasse este loouvor, reforçando que “os resultados alcançados pelas equipas portuguesas, com a colaboração dos atletas madeirenses do Clube Desportivo “Os Especiais”, são motivo de orgulho para o país, que uma vez mais, através do Desporto Adaptado, vê o nome de Portugal elevado a novos patamares de excelência, aquém e além fronteiras”.

O contéudo do voto faz alusão ao facto de Portugal ter atingido um total de 60 medalhas. Para tal resultado, o atleta madeirense Francisco Gouveia contribuiu, no Atletismo, com 5 medalhas de ouro nas provas 1500 e 800 de marcha,1.500, 800 e 400 metros planos. Por sua vez, Sandra Sousa, integrou o grupo que venceu a estafeta de 4×400 metros e 4×100 metros, tendo sendo ainda vice-campeã nos 200 metros planos. Destaca-se também a participação do treinador madeirense Rui Neves, que integrou a equipa técnica Nacional, no atletismo.

Já no Basquetebol, Portugal alcançou a medalha de prata no Challenge 3×3, sob orientação do madeirense Duarte Sousa, com a participação dos atletas Pedro Silva, Ricardo Santos e Ana Semente, do Clube Desportivo “Os Especiais”.

Em simultâneo com estes campeonatos, decorreu a Supertaça de Portugal de 3×3 em Basquetebol, competição vencida pelo Clube Desportivo “Os Especiais”, sob a orientação técnica de Duarte Sousa.

Diz ainda o voto que “os resultados alcançados pela seleção nacional, em geral, e pelos atletas madeirenses do Clube Desportivo “Os Especiais”, em particular, demonstram que a Inclusão promove-se das mais variadas formas. O Desporto apresenta-se como um veículo imprescindível para a difusão dos valores inerentes às boas práticas inclusivas, e de integração de cidadãos com necessidades especiais, na sociedade”.