Porto Santo assinala amanhã com pompa e circunstância 599 anos da sua descoberta

Para assinalar os 599 anos da descoberta do Porto Santo, o Município do Porto Santo organizou um programa de atividades:

1 de Novembro –599ª Aniversário do Descobrimento do Porto Santo

A origem do nome “Porto Santo” não é consensual para os estudiosos que se ocupam desta matéria. A este respeito existem duas teorias que, embora diferentes, pouco divergem no que respeita às circunstâncias subjacentes à atribuição do topónimo ” Porto Santo”: a primeira de carácter mais lendário, enquanto que a segunda se sustenta em registos históricos.

Segundo a primeira, baseada na versão popular e que remonta a 1418, Zarco e seus companheiros, aquando da sua chegada à ilha, ter-lhe-iam dado o nome por gratidão, visto que esta lhes teria oferecido refúgio no decurso de uma terrível tempestade. Já a segunda versão, historicamente argumentada, aponta para a Baixa Idade Média, segundo a qual, uma embarcação teria encontrado porto seguro nesta ilha, depois de uma violenta tormenta. Quer isto dizer que, antes dos portugueses terem iniciado o seu povoamento, em 1418, já esta pequena ilha era denominada de Porto Santo. Tal facto, entre outros documentos de valor histórico, é constatado no chamado Atlas Medicis de cerca de 1370.

Em suma, ambas as teses convergem relativamente ao acontecimento que deu origem ao nome “Porto Santo”, distinguindo-se, todavia, na data e origem dos navegantes que encontraram nesta ilha um porto de salvação, no dia 1 de Novembro.

 Programa Oficial

 09h00

Hastear da Bandeira Nacional no Edifício Histórico da CMPS.

Coro Infanto-Juvenil da Junta de Freguesia do Porto Santo

09h30

Cerimónia de deposição de uma coroa de flores junto ao Padrão dos Descobrimentos.

Banda Musical da Casa do Povo de Nossa Senhora da Piedade

Intervenção do Presidente da Câmara Municipal do Porto Santo, José Idalino de Vasconcelos

10h00

 Coro Infanto-Juvenil da Junta de Freguesia do Porto Santo

Abertura da Sessão Solene no Salão Nobre do Edifício dos paços do Concelho pela Exma. Sra. Presidente da Assembleia Municipal do Porto Santo, Fátima Silva.

Conferência proferida pela Professora Adozinda Monteiro, “Porto Santo – À procura da sua História para construir a sua identidade”, no Salão Nobre do Edifício Histórico da CMPS.

11h30 Missa Solene na Igreja Matriz do Porto Santo, no Centro da Cidade.