Universidades promovem feira na Escola Jaime Moniz para inspirar a opção no ensino superior

Maria João Barreira explica os cursos da UMa. Fotos FN.

Os estudantes da Escola Secundária Jaime Moniz têm hoje ao seu dispor uma verdadeira feira de divulgação das múltiplas opções de acesso ao ensino superior, num evento promovido pela Associação Juvenil Inspirar o Futuro, com a designação Projeto Yorn Inspiring Future.

Logo à saída das aulas, os jovens têm à sua disposição esclarecimentos de mais de duas dezenas de instituições de acesso ao ensino superior que fazem a divulgação da respetiva oferta curricular para o ano letivo 2017/2018.

Muitos dos alunos ainda não sabem qual o curso superior a seguir. Esta ação de divulgação, que inclui stands com material informativo das 23 universidades da Madeira, Continente e estrangeiro, pode contribuir para ajudar os jovens a optar pelo seu futuro universitário.

Durante toda a manhã,  a Associação Juvenil Inspirar o Futuro, em articulação com o conselho executivo da ESJM, promovem sessões genéricas sobre o acesso ao ensino superior e sessões específicas relacionadas com “Ensino Superior: Ciências, Engenharias & Saúde”, “Ensino Superior: Ciências Sociais e Humanas”; “Ensino Superior: Gestão & Economia” e “Ensino Superior: Artes”.

Os workshops também fazem parte desta feira, com os estudantes a participarem em em sessões de estímulo à criatividade e sobre os caminhos do ensino superior ou a aposta em cursos profissionalizantes.

Um dos workshops dá pelo nome de “Sai da Bolha ou a vida faz-te a folha”. Outro workshop designa-se “Como sobreviver de salto alto e gravata” e ainda um outro “A melhor decisão é a tua”.

Assim, as instituições de ensino que passam hoje pelo Liceu são, o Instituto Superior Técnico, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, FCSH Nova, NOVA IMS, NOVA SBE, Enfermagem Católica, Católica Lisbon, Católica Direito, Católica Estudos Políticos, Católica FCH, ISCTE, IP Leiria, U. Lusíada, ISAG Porto, U. Algarve, ISAL (Madeira), Universidade da Madeira, IE University, Next Level Sports, DA & NABA Milano – Design, Les Roches + Glion (Hospitality), Knightsbridge.

A Associação Juvenil Inspirar o Futuro tem como objetivo promover a capacitação dos jovens através da educação e do desenvolvimento das suas capacidades pessoais e sociais por forma a alcançarem o seu máximo potencial para a entrada no mercado de trabalho.

A entidade promotora segue com esta divulgação amanhã noutros estabelecimentos escolares do ensino secundário.